Ilha na Europa é exemplo de diplomacia e muda de “país” a cada seis meses

02 de agosto de 2024 2 minutos
Europeanway

Você sabia que a Europa possui uma ilha que troca de “nacionalidade” duas vezes por ano e que a mais recente mudança aconteceu nesta semana, mais precisamente no dia 01/08, quinta-feira? Localizada no rio Bidasoa, fronteira entre Espanha e França, a Ilha dos Faisões é um território que muda de “propriedade” a cada seis meses. Esta peculiaridade teve origem a partir do Tratado dos Pirineus, assinado em 1659, que encerrou a Guerra Franco-Espanhola e estabeleceu que a ilha seria administrada em conjunto pelos dois países.

Desde então, na data conhecida como Dia da Transferência, a soberania da ilha alterna entre a França e a Espanha: de 1º de fevereiro a 31 de julho, a ilha está sob a jurisdição espanhola; e de 1º de agosto a 31 de janeiro, sob a francesa. A troca de soberania é marcada por uma breve cerimônia militar, refletindo o respeito mútuo entre as duas nações.

Hoje, a ilha não possui habitantes permanentes e é usada principalmente para cerimônias simbólicas e eventos históricos. Mas este pequeno território é um símbolo de cooperação pacífica, lembrando que soluções diplomáticas criativas podem prevalecer em disputas territoriais, sendo um exemplo de como a história e a geopolítica podem dar as mãos e criar soluções pacíficas e especiais.

Europeanway

Busca