Acima, vídeo desenvolvido pela Universidade de Loughborough demonstra o sistema
Uma pesquisa da Universidade de Loughborough, do Reino Unido, resultou na implementação de um novo padrão europeu para projetos de caminhões em toda a Europa. O objetivo da medida é evitar que centenas de pessoas sejam mortas ou gravemente feridas a cada ano, em acidentes e atropelamentos.
Adotado por mais de 29 países, incluindo todos os Estados membros da União Europeia (UE) e o Japão, a medida prevê que todos os novos projetos de caminhões pesados deverão atender ao Padrão de Visão Direta (em inglês Direct Vision Standard, da sigla DVS), a partir de 2026.
Na prática, esse padrão representa o quanto um motorista de caminhão pode ver diretamente através das janelas de sua cabine, o que indica o nível de risco para usuários vulneráveis da via, como pessoas que estejam caminhando e pedalando perto do veículo.
O estudo, realizado pelo Grupo de Pesquisa em Design Ergonômico da Universidade de Loughborough teve início no ano de 2010, financiado pelo Departamento de Transporte de Londres, e envolveu técnicas inovadoras para modelar os pontos cegos de caminhões pesados.
Sistema de pontos
Em Londres, sede do departamento responsável pela alteração, foi definida uma escala para o atendimento das novas medidas.
Para que uma licença de utilização seja concedida, o modelo do caminhão precisa atender a uma classificação das chamadas estrelas DVS, que é obtida conforme o quanto o motorista consegue enxergar diretamente pelas janelas da cabine.
Visão direta ruim corresponde a zero estrelas. Visibilidade excelente, cinco estrelas.
Os veículos já deixam as fábricas com essa tipificação, conforme o seu design e equipamentos previstos em sua montagem. Com a mudança na legislação, o requisito mínimo passa de uma estrela DVS para três.
Unidades que já estão nas estradas e se encontram com classificação inferior terão de se adaptar, progressivamente, com a instalação dos sistemas de segurança compatíveis.
Na capital do Reino Unido, o prazo para que as novas medidas entrem em vigor é outubro de 2024. A expectativa é que, em breve, outras cidades do país também especifiquem datas para essa transição.
Evitar pontos cegos
Dentre os chamados early adopters da medida está uma fábrica de caminhões elétricos da Suécia, focada em pilares de sustentabilidade, que esteve próxima dos pesquisadores e criaram um modelo focado na segurança para motoristas, pedestres e usuários da via em geral.
Para os técnicos da montadora, o desafio foi a chance de criar um design do zero, produzindo um veículo elétrico dentro dos novos padrões, evitando os chamados pontos cegos.
Organizações ligadas ao respeito e à prevenção de acidentes com pedestres e ciclistas estão comemorando a medida, diante do potencial de reduzir ocorrências.