Especial Clima e Energia: a mobilização dos setores público e privado rumo à emissão zero de CO2

Ciro Reis é CEO da Imagem Corporativa 07 de setembro de 2023 3 minutos
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Esforços articulados para se chegar a uma economia com emissão zero de carbono são o único caminho capaz de garantir o crescimento econômico sustentável e melhores condições de vida para cidadãos dos diferentes continentes.

Se antes esta era uma visão basicamente associada a “ecologistas” ou militantes da luta contra as mudanças climáticas, hoje a realidade é bem diferente. Um número crescente de empresas entende que seu futuro e o futuro dos seus negócios dependem de um planeta ambientalmente em equilíbrio.

Duas organizações de peso têm conseguido catalisar esforços em nível global nessa direção. São elas a We Mean Business e a C40.

A primeira reúne um grupo de organizações sem fins lucrativos que busca acelerar a transição para uma economia global de emissão zero, atuando em conexão com grandes empresas internacionais para potencializar iniciativas e resultados no ambiente corporativo.

Um dos mais conhecidos executivos engajados na questão climática é o ex-CEO global da Unilever, Paul Polman, também autor do livro “Net Positive: How Courageous Companies Thrive by Giving More Than The Take” (em tradução livre: “Saldo Positivo: Como Empresas Corajosas Crescem Dando mais do que Tomam”).

Ele define assim a organização: “We Mean Business Coalition é a prova de que o setor privado está mudando. Está havendo um impulso para ações mais rápidas e ousadas em matéria de clima, uma colaboração sem precedentes entre indústrias, uma coragem coletiva por parte das empresas líderes, um compromisso inabalável com a elaboração de políticas baseadas em evidências e uma visão partilhada de uma economia global que seja simultaneamente verde e justa. Agora existe pressão para uma ação climática rápida e escalável”.

Segundo a We Mean Business Coalition, mais de 11 mil empresas de todos os portes em diferentes países estão tomando medidas concretas relacionadas ao clima por meio de iniciativas alinhadas a parceiros da coalizão, entre os quais estão CLG (Corporate Leaders Group), BSR (Business for Social Responsability) e CDP (Carbon Disclosure Project).

Já a C40, com sede em Paris, é uma organização com foco no papel dos grandes centros urbanos nos esforços pelo clima. Hoje ela congrega 96 cidades (inclusive as brasileiras São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba) e além de incentivar a troca de melhores práticas também apoia prefeituras na criação e na implementação de planos de ação climática baseados nas premissas do Acordo de Paris (cuja meta é limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5°C nas próximas décadas, freando assim o aquecimento global).

A estratégia do C40 alcança diferentes dimensões, entre as quais gestão hídrica, gestão de resíduos, mobilidade sustentável e fontes de energia limpa.

 

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