Turquia deve desbancar a França como segundo país mais visitado da Europa

01 de dezembro de 2023 2 minutos
Europeanway

O turismo europeu está experimentando uma extraordinária recuperação em 2023, com o número de visitantes atingindo patamares que não eram vistos desde antes da pandemia. Esta reviravolta notável destaca não apenas a resiliência do setor, mas também a forte atração que o continente exerce sobre viajantes de todo o mundo.

Após anos desafiadores para a indústria do turismo, os destinos europeus estão celebrando o retorno de visitantes em massa, indicando uma renovação da confiança dos turistas em explorar as maravilhas culturais e históricas da região. Com a flexibilização das restrições de viagem e a implementação de medidas sanitárias eficazes, o turismo na Europa testemunhou um crescimento expressivo ao longo de 2023.

Medido em termos de despesas, o valor das viagens recebidas também será 19% superior ao de 2019, de acordo com o recém-publicado WTM Global Travel Report, em associação com a Tourism Economics.

E há um país que registou um aumento impressionante no número de visitantes e deverá ultrapassar a França como o segundo país mais visitado da Europa em 2024.

Embora o número global de visitas à Europa tenha diminuído 3 por cento, de 440 milhões em 2019 para 428 milhões em 2023, a Turquia registou um aumento de 73% no número de visitantes em comparação com 2019. Como tal, supera os dois maiores mercados da Europa, França e Espanha, que registaram um aumento de 33% e 31% em relação a 2019, respetivamente.

Com a queda da lira turca, as férias na Turquia tornaram-se mais acessíveis para muitos viajantes. É também um dos únicos destinos europeus que não proibiu os voos da Rússia, prevendo-se que um total de 7 milhões de russos visitem a Turquia em 2023, contra cerca de 5 milhões em 2022.

A Croácia, o décimo maior mercado da região, tem tido outro desempenho de destaque, prevendo-se que em 2023 o número de visitantes aumente 51% em relação aos níveis anteriores à pandemia.

O relatório da WTM também prevê que a atração da Turquia continuará em 2024 e ultrapassará a França como o segundo país mais visitado da Europa.

Europeanway

Busca