A Agência de Proteção Ambiental da Suécia (Naturvårdsverket) abriu inscrições para projetos de uso sustentável do plástico e gerenciamento adequado de resíduos do material. Com a iniciativa, os interessados concorrem a bolsas com valores que vão de US$ 30 mil a US$ 200 mil.
O Brasil é um dos focos da iniciativa, que quer identificar ideias de uso sustentável do plástico nos países do grupo BRIICS. Assim, além de brasileiros, ela pretende atrair também projetos de pesquisadores da Rússia, Indonésia, Índia, China e África do Sul. As inscrições vão até o dia 11 de março.
Os recursos das bolsas poderão ser usados em atividades não-comerciais de organizações sem fins lucrativos, organizações públicas, universidades e institutos de pesquisa. A seleção está em busca de projetos que tenham entre seus objetivos impedir ou reduzir o uso de produtos e embalagens plásticas, acelerar a transição para uma economia plástica circular e prevenir a poluição do material gerada por fontes terrestres.
Programas de capacitação estão entre as que a Naturvårdsverket quer identificar. Podem concorrer também projetos-piloto criados para aumentar a circularidade dos plásticos e para melhorar o gerenciamento de resíduos plásticos, além de iniciativas de desenvolvimento de políticas e projetos de disseminação de conhecimento sobre o tema.
Para mais informações sobre o programa e para saber como se inscrever, consulte o anúncio do projeto, o formulário de inscrição e o modelo de orçamento.