Spotify lança campanha para incentivar voto nas eleições europeias

28 de maio de 2024 2 minutos
shutterstock

O Spotify começou a campanha “Faça a sua parte, Europa” para incentivar seus usuários a votarem nas próximas eleições para o Parlamento Europeu, que acontecem de 6 a 9 de junho. Todos os usuários maiores de 18 anos, tanto gratuitos quanto premium, receberão uma notificação no app lembrando sobre a importância de votar. A ideia é aumentar a participação dos jovens, que ainda é baixa.

Alguns países da Europa estão tomando medidas para engajar mais os jovens. Bélgica e Alemanha, por exemplo, baixaram a idade mínima para votar para 16 anos, seguindo Malta e Áustria. A Grécia também reduziu o limite para 17 anos antes das últimas eleições europeias.

Além das notificações, o Spotify criou uma playlist com artistas europeus e links para o site da UE, tudo para incentivar a participação. Essa não é a primeira vez que a empresa sueca faz uma campanha desse tipo, já tendo realizado ações semelhantes em eleições no Reino Unido, Suécia, Países Baixos e Estados Unidos.

As redes sociais também têm um papel importante nessas eleições. O TikTok, que cresce rápido na Europa, pode influenciar bastante, especialmente entre os jovens. Mas a plataforma enfrenta críticas sobre segurança. A Comissão Europeia e o Parlamento Europeu recomendam que legisladores não usem o TikTok em seus dispositivos pessoais.

A Comissão Europeia também pediu para TikTok, Meta e outras plataformas ajudarem a combater a desinformação durante as eleições. A Lei dos Serviços Digitais da UE orienta essas plataformas sobre suas responsabilidades nesse período.

Cerca de 365 milhões de eleitores devem comparecer às urnas em junho e a previsão é de que as redes sociais terão um grande impacto na política da UE nos próximos cinco anos.

Europeanway

Busca