O placar da final da Champions League de 2024 até aqui, é 7 a 1 para o Real Madrid contra o Borussia Dortmund. Pelo menos quando o assunto é número de seguidores em redes sociais. Pesquisa da Imagem Corporativa que monitorou entre março e maio deste ano, o desempenho de clubes de futebol no Facebook, Instagram, Youtube, X e TikTok, mostra que o time espanhol tem alcance 7,5 vezes maior do que o adversário alemão.
Em 27 de maio, último dia do monitoramento da IC, o Real computava aproximadamente 389 milhões de inscritos na soma das cinco plataformas, contra aproximadamente 51 milhões do Borussia, sem eliminar a sobreposição (o mesmo fã pode seguir os times em diferentes redes).
A marca do 7 a 1 se repete em relação ao time brasileiro de melhor desempenho nas redes e que disputa a Libertadores da América – o Flamengo, no mesmo período, agrega cerca de 58 milhões de seguidores.
O Real Madrid bate até a soma dos fãs de todos os times do Brasil que estão no torneio sul-americano. Atlético Mineiro, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo, juntos, totalizam 139 milhões de inscritos em seus canais proprietários, menos da metade dos que seguem o time espanhol.
Dentre as redes sociais, a que tem a maior participação no universo de entusiastas dos clubes, principalmente os europeus, é o Instagram. Entre os brasileiros, o Facebook tem apelo especialmente para o São Paulo e Atlético Mineiro. O X, antigo Twitter, aparece com peso importante para Grêmio, Botafogo e Atlético Mineiro. Já para o Fluminense, o TikTok chega a empatar com Instagram em primeiro lugar.
A rede chinesa é a que mais conseguiu atrair novos seguidores para os times europeus nos últimos dois meses – o alcance do Borussia na plataforma cresceu 20% no período, bem acima de sua média (5,6). Em relação ao Real, essas taxas correspondem a 8% e 3%, respectivamente.
Quanto ao Share of Voice do mês de maio, o Real Madrid é muito mais citado na internet brasileira do que o Borussia. Considerando-se apenas os finalistas da Champions, o time espanhol agrega 64% das menções contra 36% do alemão. Nos portais de notícias, a diferença cai – 58% e 42%, respectivamente.
No último mês, em imagem, há maior equilíbrio. No índice de Tone of Voice, que vai de zero (extremo negativo) a 200 (extremo positivo), o Borussia tem 117 pontos e o Real 110. Em ambos os casos, a imagem é positiva (acima de 100 pontos).
Entre os brasileiros da Libertadores, o Flamengo lidera em menções, com 27%, seguido pelo Palmeiras com 19% e o São Paulo com 15%. Em seguida aparecem Fluminense (13%), Botafogo (11%), Grêmio (9%) e Atlético Mineiro (7%).
Quanto à imagem, nenhum dos brasileiros consegue escore de Tone of Voice superior a 100 pontos (imagem positiva), especialmente pela cobertura dos veículos de imprensa. Nas redes sociais, São Paulo, Palmeiras e Fluminense melhoram um pouco seus índices.