Países escandinavos estão entre os mais sustentáveis da Europa

13 de março de 2024 3 minutos
shutterstock

Com a crescente demanda por viagens voltadas para a sustentabilidade, a empresa sueca de energia solar, Hemsol, conduziu estudos para identificar quais destinos priorizam o meio ambiente. Utilizando dados da Agência Europeia do Meio Ambiente, do Projeto Odyssee-Mure e do Instituto de Energia, a empresa elaborou um índice, considerando critérios como a proporção de energia renovável, taxas de reciclagem e emissões de CO2 para determinar os países europeus mais ecologicamente conscientes.

A Noruega liderou o ranking. Apesar das emissões de CO2 serem relativamente altas, uma grande parte da energia do país é proveniente de fontes renováveis. Além disso, o governo norueguês está comprometido em garantir que os países em desenvolvimento tenham acesso à energia limpa e sustentável.

Em segundo lugar está a Áustria, que apresentou a maior porcentagem de tráfego de passageiros em transporte público na Europa, indicando uma escolha mais ecológica por parte de seus cidadãos, que estão reduzindo o uso de automóveis. Também signatária do Acordo de Paris, a Áustria possui a segunda maior taxa de reciclagem, mas está em sexto lugar em emissões de dióxido de carbono.

A Finlândia ocupa o terceiro lugar, tendo recentemente promulgado uma nova Lei do Clima, em vigor desde 1º de julho de 2022. Esta lei estabelece metas revisadas de redução de emissões para 2030 e 2050, atualizando também a meta para 2050. As metas incluem uma redução de 60% até 2030, 80% até 2040 e uma meta de 90%, com aspiração de 95%, até 2050, todas em relação aos níveis de 1990. De acordo com as disposições da nova lei, a Finlândia está obrigada a alcançar a neutralidade de carbono até 2035.

Em quarto lugar está a Islândia, com uma das menores taxas de emissões de dióxido de carbono no top 10 e a maior proporção de energias renováveis em toda a Europa. A Islândia visa alcançar a neutralidade de carbono antes de 2040 e uma redução de 40% nas emissões de gases de efeito estufa até 2030, em conformidade com o Acordo de Paris. Para alcançar esses objetivos, conta com seu principal instrumento político, um plano de ação climática atualizado em 2020, que define 48 ações específicas para reduzir as emissões e alcançar a neutralidade de carbono.

O quinto lugar é ocupado pela Suécia, que possui uma alta proporção de cobertura florestal e a segunda melhor utilização de energias renováveis. A Suécia estabeleceu o objetivo de eliminar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2045, no mais tardar. Para alcançar esse objetivo, uma resolução determina que as emissões de gases de efeito estufa da Suécia devem registrar uma redução mínima de 85% até 2045, em comparação com os níveis observados em 1990.

Veja a seguir a lista dos dez países mais sustentáveis da Europa:

  1. Noruega
  2. Áustria
  3. Finlândia
  4. Islândia
  5. Suécia
  6. Estônia
  7. Alemanha
  8. Luxemburgo
  9. Suíça
  10. Eslovênia
Europeanway

Busca