Real Madrid lidera alcance entre times da Champions League mas Manchester City tem melhor imagem

Alessandro Janoni, head da área de Tendências e Pesquisas da Imagem Corporativa 16 de abril de 2024 3 minutos
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Dos oito clubes que iniciaram esta semana as quartas de final da Champions League, o Real Madri lidera em alcance e engajamento: de janeiro a março deste ano, quando o assunto foi o torneio, o time alcançou 23% do total de menções em redes sociais e portais de conteúdo noticioso na internet de língua portuguesa.

Esse rastreamento, realizado pela área de Tendências & Pesquisas da Imagem Corporativa mostra o também espanhol Barcelona em segundo lugar: a equipe catalã tem 17% das menções. Na terceira posição, com 15%, fica o francês Paris Saint-Germain (PSG).

Três times aparecem bem próximos no Share of Voice: o inglês Arsenal (11%), seguido por Bayern de Munique e Manchester City (ambos com 10%). Na lanterna, figuram Atlético de Madrid e Borussia Dortmund, com 7% e 5%, respectivamente.

Do número total, a maioria das menções provêm das redes sociais (60%). As únicas equipes que fogem à regra são o alemão Borussia Dortmund e o inglês Manchester City, que têm mais espaço nos portais das mídias tradicionais (51% e 54%, respectivamente).

Número de seguidores é decisivo

O resultado tem alta correlação com o número de seguidores que os times apresentam nas redes sociais. Sem eliminar eventuais sobreposições nas diferentes plataformas, o Real Madri lidera o ranking das oito equipes, com 28% do total de seguidores dos oito clubes presentes nas quartas de final da Champions League, seguido pelo Barcelona com 22%. O PSG alcança 14%, City e Bayern 10% e Arsenal 8%. Atlético de Madrid e Borussia aparecem bem atrás com 4%, cada.

Das redes sociais, as da Meta são as que mais contribuem com o Share de seguidores – Instagram com 38% e Facebook com 35%. Barcelona se destaca no Instagram e Bayern no Facebook. TikTok, que no total apresenta 15% de participação, ultrapassa 20% entre seguidores do Atlético de Madrid e do Paris Saint-Germain.

No entanto, quando o assunto é imagem, o atual campeão do torneio, o Manchester City, assume a ponta. No índice Tone of Voice calculado pela Imagem Corporativa, que vai de zero (extremo negativo) a 200 (extremo positivo) e identifica a qualidade da visibilidade, a equipe inglesa soma 130 pontos.

Barcelona, Real Madrid (ambos com 108 pontos), PSG (107), Arsenal e Borussia (ambos com 106 pontos) e Bayern (102) ficam para trás, mas ainda com imagem ligeiramente positiva (acima dos 100 pontos). O único que não consegue o feito é o Atlético de Madrid (92 pontos).

Os dados refletem as manifestações racistas de sua torcida contra Vini Jr. no jogo das oitavas contra a Inter de Milão (comportamento registrado também em partidas anteriores entre o Atlético e o Real). O índice da Imagem Corporativa obtido pelo Atlético caiu de 112 pontos em fevereiro para 79 em março.

 

O artigo escrito por Alessandro Janoni, head da área de Tendências e Pesquisas da Imagem Corporativa, foi destaque hoje no jornal O Globo.

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