Paris é uma festa, escreveu no século passado Ernest Hemingway.
Agora, Paris prepara-se para uma festa: os Jogos Olímpicos que começam em julho.
A cidade está passando por uma série de obras, destinadas a torná-la mais amigável para centenas de milhares de visitantes que estarão na cidade e também para os seus habitantes.
Mas tornar a cidade mais amigável pressupõe também uma visão de futuro. Paris está preparando um novo sistema de metrô que vai se somar à sua grande rede já existente. Isso vai facilitar a vida de habitantes e turistas que não precisarão mais fazer diferentes conexões em várias estações de metrô para chegar de uma ponta a outra da cidade.
Hoje o sistema tem 16 linhas e 308 estações, um total de 220 quilômetros de extensão, e transporta 4,5 milhões de passageiros por dia.
Um amplo estudo feito por diversos especialistas em 2008 começou a desenhar os desafios da Paris do século 21. Com o título de “A grande aposta da aglomeração parisiense” esse estudo levava em conta diversas variáveis:
- O crescimento previsto para a cidade nas décadas seguintes;
- Os desafios ambientais;
- A necessidade de melhorar a mobilidade urbana e facilitar deslocamentos a partir das franjas da região metropolitana de Paris.
Chamado de “Métro Grand Paris Express”, o novo sistema estará pronto em 2030 e irá circundar a região metropolitana e permitir que passageiros se desloquem de uma área periférica para outra sem ter que passar pela rede de metrô tradicional da cidade.
Quando totalmente implantado, o sistema terá 200 quilômetros em 4 novas linhas expressas e 68 novas estações (80% delas com conexões para linhas do metrô tradicional, trens de longa distância e trens da região metropolitana).
Valor total do investimento: 36 bilhões de euros.
Gostou? Confira também a versão desse conteúdo em vídeo no perfil Futuro do Presente.