Os altos e (alguns) baixos da gigante de luxo LVMH, dona de marcas como Louis Vuitton e Tiffany

18 de setembro de 2023 2 minutos
Europeanway

O que marcas como Louis Vuitton, Moët & Chandon Hennessy, Givenchy, Bulgari, Tiffany e Sephora possuem em comum, além de fazerem parte do mercado de alto luxo? Todas são de propriedade da LVMH, conglomerado empresarial do multibilionário francês, Bernard Arnault.

Em abril, a corporação tornou-se a primeira europeia a bater US$ 500 bilhões em valor de mercado.

Um trimestre polpudo, com aumento de 15% nas vendas, superou expectativas e imprimiu mais um recorde para as ações da empresa, que teve receita de 79,2 bilhões de euros, o que equivale a US$ 87,1 bilhões de dólares, no ano de 2022.

Trajetória de luxo e conquistas

Criada em 1987 por Arnault, hoje a pessoa mais rica do mundo, começou logo após a compra da empresa têxtil que estava em falência, antiga dona da marca Christian Dior.

LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton SE é uma marca que une em sua nomenclatura moda, champagne e conhaque, em fabricantes focados em um público consumidor de elevado poder aquisitivo.

Desde a criação do grupo, teve início uma jornada para adquirir empresas como Givenchy (1988), Berluti (1993), Celine (1993), Sephora (1997). Em 1999, os relógios e joias ganhariam uma divisão própria na companhia e, em 2019, fez a compra histórica da joalheira americana Tiffany & Co.

Hoje os passos da organização são observados pelo cenário corporativo mundial como case de sucesso, seja no crescimento orgânico, na estrutura organizacional, segmentação de negócios e os pilares de sustentabilidades, levados a sério em toda operação.

Montanha russa em julho

Apesar do histórico resultado após o primeiro trimestre, uma queda de 5,2% marcou as ações da LVMH – a maior registrada em 17 meses.

O quadro foi resultado de uma decisão do Federal Reserve de recuar os juros, mas não apenas isso, já que, após o boom anterior, os números da empresa do mercado de luxo ficaram abaixo do esperado.

No entanto, ainda assim, entre os analistas do mercado financeiro, há consenso de que os negócios de alto padrão costumam se recuperar nas turbulências e em tempos de volatilidade.

Dentre as características em comum que esses tipos de empresas apresentam estão a escassez de oferta, barreira alta de entrada e pouca variação nos preços.

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