A partir de 2020, a Biblioteca Municipal de Gotemburgo, na Suécia, vai usar dois ônibus elétricos produzidos pela Volvo em seu projeto de bibliotecas móveis. Assim, em uma só iniciativa, a segunda maior cidade sueca alia inovação, disseminação da cultura e respeito ao meio ambiente.
O projeto tem ainda a participação da empresa finlandesa Kiitikori, responsável pelo design interno dos veículos, já que, além de estantes para transportar as obras, eles também servem de encontro para crianças e adultos.
Gotemburgo já conta com um serviço de bibliotecas itinerantes, que funciona com ônibus movidos a diesel. Eles percorrem a cidade, fazendo 70 paradas e visitando, ao todo, 110 pré-escolas. Os novos ônibus elétricos da Volvo – empresa que tem sede na cidade – têm um consumo de energia 80% menor do que um ônibus a diesel correspondente, segundo comunicado da companhia.
A escolha dos ônibus elétricos – o modelo a ser utilizado será o 7900 – deveu-se também à vida útil dos veículos, segundo Anette Eliasson, do Departamento Cultural do Município de Gotemburgo. "A vida útil é de no mínimo 12 anos”, disse ela, em comunicado. Os novos ônibus devem substituir os atuais em julho de 2020. a Volvo ficará responsável pela manutenção dos veículos.