Elas são confortáveis, românticas e mais sustentáveis. As viagens feitas por trem têm sido uma opção interessante sobre como viajar na Europa sem precisar voar.
Sabia que uma viagem de trem entre Londres e Paris emite 14 vezes menos gás carbônico (CO2) do que o mesmo trecho feito por avião?
As possibilidades para esse tipo de trajeto aumentaram bastante, numa era que já está sendo considerada como o renascimento do transporte turístico sobre trilhos, em diversos pontos do continente.
Nos últimos tempos, o investimento por parte de diversos países da UE na ampliação da linha férrea tem sido crescente, o que facilita o surgimento de novas rotas, que podem estar nos projetos de viajantes ainda nos anos de 2023 e 2024.
O portal EuroNews listou alguns desses novos trechos, que passam a reduzir as distâncias continentais, sem a necessidade de embarcar em um avião. E muitas dessas linhas oferecem as comentadas viagens noturnas, que oferece tranquilidade e conforto ao passageiro.
Reproduzimos abaixo essa variedade, com o link da companhia para quem tiver dúvidas sobre tickets e horários.
Alemanha
- Berlim a Estocolmo (SUE), Snälltaget
- Munique a Gênova e La Spezia (ITA), Nightjet
- Stuttgart a Zagreb e Rijeka (CRO), Nightjet
Áustria
Bélgica
- Bruxelas a Berlim (ALE), via Amsterdã (HOL), European Sleeper
- Liège a Aachen (ALE) e Maastricht (HOL), Arriva – Previsto para dezembro de 2023
Eslovênia
- Liubliana a Budapeste (HUN), Hungarian Railways
Espanha
- Madri a Alicante e Valência, Iryo
- Barcelona a Madri, Iryo
- Barcelona a Lyon via Montpellier e Nimes (FRA), Renfe
- Madri a Marselha (FRA) via Barcelona, Renfe
França
- Paris a Aurillac, SNCF – previsto para dezembro de 2023
- Paris a Berlim (ALE), TGV – previsto para 2024
- Paris a Veneza (ITA), Midnight Train – previsto para 2025
- Paris a Madri, Trenitalia – previsto para o final de 2024
Holanda
- Amsterdã a Áustria, TUI Ski Express
- Amsterdã a Zurique, Nightjet
- Amsterdã a Barcelona, Qbuzz – previsto para a primavera de 2025
- Amsterdã a Berlim, Ouigo – previsto para a janeiro de 2027
Itália
- Gênova a Nápoles, Italo Treno
- Milão a Paris (FRA), Frecciarossa
- Roma a Pompeia, Frecciarossa
Portugal
- Porto a Lisboa e Vigo (ESP) – a construção do trilho iniciará em 2024
Reino Unido
- Londres a Bordeaux (FRA), HS1 – previsto para 2026
República Checa
- Praga a Zurique (SUI), České dráhy (ČD)
Suécia
- Estocolmo a Hamburgo (ALE), Euronight
Suíça
- Zurique a Roma (ITA), Nightjet