A luta dos noruegueses para se tornarem realmente sustentáveis pode ter um novo e decisivo passo: o país pode aprovar severas restrições ao uso de automóveis movidos a combustíveis fósseis ainda este ano. O plano é criar limites fortes em Olso.
O conselho municipal da capital norueguesa vaia analisar um projeto que determina que, a partir de 2023, apenas carros elétricos e a hidrogênio poderão circular na maior parte da cidade de 634 mil habitantes.
“Se quisermos fazer de Oslo a primeira cidade livre de emissões do mundo, precisamos de instrumentos cada vez mais poderosos. Muitos carros fósseis ainda são vendidos. A proibição desses carros em partes de Oslo tornará ainda mais atraente a escolha de um carro elétrico ou outro meio de transporte mais ecológico. Também fará menos barulho e facilitará mais a vida na cidade”, disse Lan Marie Berg, vereadora municipal para o meio ambiente e transporte em Oslo, do Partido Verde (ODM).
O conselho da cidade já tem uma meta de que as emissões em Oslo sejam reduzidas em 95% até 2030. Pelo projeto que está sendo analisado, a proibição começaria pelo centro da cidade e os bairros de Tøyen e Grønland, mas isso ainda pode mudar. Porém estas três áreas são onde estão concentradas as políticas de redução de uso de carros no país.
“A meta é colocar essa iniciativa em prática até o final de 2023. Se tivermos sucesso, Oslo provavelmente será a primeira capital do mundo a ter zonas de emissão zero”, disse Berg.