Na Dinamarca, Netflix suspende produções locais

0
74
Novos tempos na produção artística da Dinamarca. (Foto: Glenn Carstens via Unsplash)

Sucesso no mundo e em especial no Brasil, as produções de cinema dinamarquesas devem enfrentar tempos difíceis. A gigante de streaming mundial Netflix anunciou que vai interromper as produções no país. A notícia vem depois de um acordo que garante melhor remuneração para artistas dinamarqueses, o que levou a Netflix a se juntar a TV2 na paralisação da produção no país.
Vários programas populares da Netflix surgiram desde que começou a produzir filmes na Dinamarca, incluindo ‘The Chestnut Man’, ‘The Rain’ e a parte mais recente de ‘Borgen’. Esta última faz grande sucesso entre os brasileiros.

A notícia, segundo veículos de comunicação locais, foi dada na semana passada aos parceiros dinamarqueses pela Netflix. A decisão, de acordo com Benjamin Boe Rasmussen, chefe da Associação Dinamarquesa de Atores, afeta dois projetos na Dinamarca.

Em dezembro passado, um acordo entre produtores e cineastas garantiu aos artistas melhores salários, bem como que eles fossem pagos regularmente em vez de com uma quantia fixa.

O serviço de streaming se junta à TV2 ao dizer que é muito caro produzir conteúdo na Dinamarca; o meio de comunicação dinamarquês interrompeu sua produção de séries e filmes fictícios em março.

No início deste ano, o governo divulgou planos para cobrar um imposto extra sobre serviços de streaming. O Danish Film Institute avalia que o streaming provocou a queda na receita pós-cinema para filmes caseiros. Mas o fato é que esse mercado movimenta  2,5 bilhões de coroas por ano, em torno de R$ 1,75 bilhão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui