Helsingborg, pequena cidade da Suécia, que desponta na inovação e sustentabilidade

18 de abril de 2022 4 minutos
Europeanway

Estocolmo, Gotemburgo e Malmö podem ser as maiores cidades da Suécia, mas Helsingborg é sem dúvida umas das mais valiosas. Em 2020, a pitoresca cidade costeira ganhou pela segunda vez o prêmio de “Capital Europeia da Inovação” e recentemente finalista do “European Green Capital Award 2023”. E, no próximo verão europeu, a cidade se prepara para mostrar ao mundo porque mereceu estes prêmios.

Então, como uma cidade relativamente desconhecida no sul da Suécia alcança reconhecimento global? A jornada começou em 2019, quando a Helsingborg lançou a iniciativa H22 com um investimento de quase € 25 milhões ou R$ 126,258 milhões. O objetivo era transformar a cidade em um lugar mais inteligente e sustentável para se viver – e, no processo, tornar-se um modelo para um futuro melhor.

Ideias foram necessárias para alcançar essa ambição. Um centro e acelerador de inovação em toda a cidade permitiu que os trabalhadores locais colaborassem com o setor privado, a academia e o povo de Helsingborg. Foram colocadas questões como como criar uma sociedade mais circular, combater a solidão e melhorar a qualidade de vida dos moradores das cidades.

As soluções pensadas até agora serão apresentadas na H22 City Expo, uma feira de inovação de 35 dias que começa em 30 de maio. O público é convidado a explorar mais de 350 projetos inovadores de sustentabilidade em exibição em toda a cidade, concentrados em quatro distritos: o centro da cidade, Oceanhamnen, Slottshagen e Drottninghög.

Passeie pela ‘The Forest’ (Skogen), uma floresta urbana temporária onde mentes jovens são convidadas a mostrar como se reconectaram com a natureza desde o início da pandemia de COVID-19. Estudantes de arquitetura e design das principais universidades do mundo participarão, incluindo estudantes da ECAL na Suíça, MIT Boston, centro de design Ingvar Kamprad na Universidade de Lund e a Royal Danish Academy em Copenhague. Você também pode explorar Havoteket e o recife de pedra artificial, um protótipo de um futuro ambiente de aprendizado focado na sustentabilidade dos oceanos.

A gigante de móveis sueca IKEA vai enfeitar o Magasin 405, um antigo armazém, com praça de alimentação, salão de dança, visões para a futura primeira casa e muito mais. Os astrofísicos iniciantes podem passear entre os planetas do nosso sistema solar em uma exposição interativa na Sundstorget Square, explorando o universo e aprendendo mais sobre nosso próprio planeta e seu bem-estar. A Agência Espacial Nacional Sueca também fará parte do programa, pois aprenderá mais sobre as mudanças climáticas, como elas afetam nosso planeta e como podemos desenvolver nossas cidades para se adaptar ao clima.

Experimente o som da água na majestosa nova torre de água de Helsingborg. Projetado pelo estimado arquiteto Gert Wingårdh, 24 canais de som serão instalados na estrutura para destacar a importância da água limpa. A torre de água foi indicada para o Prêmio Kasper Salin deste ano, o prêmio de arquitetura mais prestigiado da Suécia para um edifício ou projeto de construção sueco de alta qualidade arquitetônica.

A cereja no topo do bolo para os gourmets será o envolvimento do aclamado chef sueco Daniel Berlin. Espere comida que reflita o tema da inovação e sustentabilidade, reuniões com os melhores chefs como Niklas Ekstedt e Frida Ronge, workshops, degustações e conversas aprofundadas entre produtores e agricultores. Nicolai Nørregaard do restaurante com estrela Michelin Kadeau em Copenhague também estará presente. A melhor comida de rua da Suécia também estará em Helsingborg, para o Swedish Street Food Awards.

Se você estiver na cidade ou simplesmente quiser explorar Helsingborg antes (ou depois) da Expo, há uma miscelânea sueca para experimentar durante todo o ano. Helsingborg é uma cidade onde a velha Suécia encontra a nova Suécia, rica em história e cheia de modernidade.

Registrada pela primeira vez como uma cidade em 1085, Helsingborg ganhou destaque na Idade Média. Restam poucas relíquias da época, mas uma das mais imponentes é a fortaleza de Kärnan (no topo da qual a banda de indie rock sueca The Sounds se apresentará durante a Expo). Construída pelos dinamarqueses no século XIV, a fortaleza é tão impressionante hoje quanto há seis séculos.

Europeanway

Busca