Grupo H&M lança ferramenta para ampliar ações de economia circular circular

29 de dezembro de 2021 4 minutos
Europeanway

economia circularGrupo H&M está investimento cada vez mais para ampliar sua jornada de sustentabilidade, ações para implementar a economia circular e melhorar sua ação pelo clima. Com o lançamento de uma ferramenta inovadora de design circular “Circulator”, o Grupo H&M destaca sua meta de ter todos os seus produtos concebidos de forma circular até 2025. A ferramenta visa não só permitir que as próprias equipes do Grupo H&M criem produtos adequados para uma economia circular, mas irá, a longo prazo, convidar outros a fazerem o mesmo.

Em 2025, o Grupo H&M pretende ter 100% dos produtos de suas marcas projetados para circular – desde a prancheta até os vários loops de um ecossistema circular. O Circulador deve aumentar a consciência e reduzir a complexidade e subjetividade das decisões de design circular. Foi desenvolvido com a orientação de uma ampla gama de especialistas internos e externos, como circular.fashion, vencedora do Prêmio Mudança Global, e apoiará a realização da visão da Ellen MacArthur Foundation de uma indústria da moda circular. Ao disponibilizar a ferramenta para outras pessoas nos próximos anos, o Grupo H&M deseja compartilhar e reunir conhecimentos e aprendizagens com outras pessoas, para apoiar conjuntamente a transição da indústria para uma economia circular.

“Contribuímos para o desenvolvimento do Circulator com nossa experiência de design circular e projetos de reciclagem, bem como percepções de nossas ferramentas e estruturas desenvolvidas, como nossos Critérios de Design Circular e Pontuação, e estamos entusiasmados com esta troca, ampliando os conhecimentos e experiências uns dos outros e ferramentas para chegar a um consenso comum da indústria sobre a circularidade do produto, soluções acionáveis ​​e alavancar o impacto colaborativo”, explica Jonna Haeggblom, líder de estratégia de design circular da circular.fashion

“Precisamos transformar a forma como projetamos e produzimos nossos produtos para cumprir nossas ambiciosas metas circulares e climáticas. Também reconhecemos a necessidade de acelerar a transformação da indústria e a ferramenta Circulator dará suporte a ambos. A colaboração é o único caminho a seguir e queremos mostrar liderança na transição para a moda circular”, destaca Helena Helmersson, CEO do Grupo H&M. 

No entendimento do Grupo H&M, para permitir uma mudança real na indústria, é preciso colaborar e trabalhar em conjunto em soluções inovadoras. Ele avaliam que essa ação é urgente e que é necessário acelerar a transição da indústria para uma economia circular. 

Na visão do grupo, a oferta ao cliente de maneiras fáceis e avaliáveis ​​de prolongar o ciclo de vida de suas roupas é fundamental.  De acordo com a empresa, todas as marcas H&M têm suas próprias equipes de design internas que compartilham a missão de criar novos designs e produtos inspiradores que permitem aos clientes desfrutar da moda de uma forma mais sustentável. Fazer escolhas conscientes faz parte de todas as tomadas de decisão ao longo do processo de design de uma roupa, com foco em três áreas de impacto principais: impacto ambiental, durabilidade e reciclabilidade. Um processo agora simplificado e suportado por esta inovadora ferramenta digital.

“Vemos nossas equipes experimentando um momento real do a-ha ao usar esta ferramenta. Por fazer parte da indústria, estamos cada vez mais conscientes de seu impacto negativo no meio ambiente e dos desafios que nosso planeta está enfrentando. Ser capaz de tomar medidas práticas para mudar a forma como os produtos são feitos e usados ​​e contribuir para nossos objetivos climáticos é realmente fortalecedor”, disse Sarah Hayes, especialista em economia Circular do Grupo H&M.

Europeanway

Busca