Um dos destinos mais famosos e procurados do mundo, a Grécia vem implementando uma série de medidas para o público cadeirante, como a instalação de rampas, operadas remotamente, além de estacionamentos acessíveis e melhorias em banheiros públicos.
Tecnologia e criatividade foram usadas pelo país do sudeste europeu para tornar 287 de suas praias acessíveis para um número maior de pessoas. O desenvolvimento do projeto foi feito pela empresa grega Seatrac e funciona através de um controle remoto, que conduz os usuários até a água em uma cadeira no espaço da pista móvel, equipada com um corrimão que facilita o acesso ao mar.
De acordo com o Greek Reporter, até o momento as rampas já foram instaladas em mais de 140 praias. Para saber quais os pontos, foi criado um site oficial, com um mapa interativo.
O projeto está orçado em 15 milhões de euros, em grande parte financiado pela União Europeia e por fundos nacionais. De acordo com o jornal The Washington Post, os sistemas Seatrac vão ser instalados também em países vizinhos, incluindo Itália e Chipre.
Com esforços contínuos e colaboração entre diferentes setores da sociedade, a Grécia está caminhando na direção certa para se tornar um destino inclusivo para todos.
Muitos hotéis, restaurantes e locais turísticos são equipados com rampas, elevadores e banheiros acessíveis. As principais cidades, como Atenas e Salônica, também estão investindo em melhorias nas calçadas e transporte público adaptado.