Os óculos inteligentes (ou “smart glasses”) e a tecnologia de realidade aumentada muitas vezes são encarados como inovações de pouco alcance do grande público ou, no caso da segunda, restritos ao universo dos jogos eletrônicos. Não na Metso: a multinacional finlandesa acaba de anunciar a adoção dessas tecnologias em suas operações de campo desenvolvidas no Brasil.
Os equipamentos lembram óculos comuns, mas contam com câmeras especiais – inclusive com visão noturna – e conectividade sem fio. Com eles, informa a companhia, os técnicos podem acessar outros especialistas remotos. Ao fornecer, em tempo real, informações técnicas e de engenharia, a eficiência dos serviços cresce, enquanto o tempo de intervenção e os custos da tarefa são reduzidos.
LEIA TAMBÉM:
– Finlandesa Wärtsilä escolhe o Brasil para projeto-piloto global em energia eólica
– Cera de carnaúba brasileira vira impermeabilizante na Finlândia
– Comunicação móvel: sueca Sinch compra a TWW e estreia no Brasil
“A tecnologia será uma revolução no atendimento técnico”, diz, em comunicado, Paulo Gurgel, gerente nacional de assistência técnica da Metso. Segundo ele, o recurso mudará a rotina da operação de campo ao permitir que o consultor técnico tenha, em tempo real, acesso ao suporte das equipes de engenharia da Metso, principalmente ao centro de inteligência da companhia.
Como os óculos são equipados com câmeras, é possível enviar imagens dos equipamentos em manutenção e receber orientações também com suporte de imagens. Além da maior agilidade no suporte técnico, o Metso Remote Assistance, como a novidade tem sido chamada, permite aumentar a eficiência no diagnóstico de falhas.
Na prática, a tecnologia permitirá, por exemplo, emitir uma espécie de ordem de serviço digital, pela qual o técnico recebe orientação específica do equipamento que está em manutenção. O profissional também pode consultar a disponibilidade de peças no inventário da empresa.
A novidade surge depois da adoção de outra inovação tecnológica na operação brasileira, um aplicativo para acompanhamento de paradas programadas e não-programadas. Ambas foram anunciadas em 2019, ano em que a companhia celebra um século de sua presença no mercado brasileiro. A Metso tem operações em Sorocaba (SP), onde fica sua matriz local, Parauapebas (PA) e Belo Horizonte e Paracatu (MG).