Financial Times, 135 anos, aposta em novas abordagens

Ciro Dias Reis é CEO da Imagem Corporativa 13 de julho de 2023 3 minutos
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O jornal britânico Financial Times é uma confiável fonte de informações sobre economia e negócios desde seu surgimento em 1888, no auge da era vitoriana. O sucesso de seu modelo editorial, no entanto, não impede que a publicação procure inovar constantemente para manter seu protagonismo em tempos de cenário global dinâmico e sensível.

Hoje com 1,2 milhão de assinantes (dos quais 1 milhão na versão digital) o jornal criou há alguns anos o FT Weekend Festival, um grande evento realizado todo final de verão londrino recheado de palestras e debates destinados a multiplicar conteúdos de alta qualidade para além das suas tradicionais páginas rosas. O FT Weekend Festival conecta a marca com um público diversificado, que vai de executivos a estudantes, passando por profissionais liberais.

Em sua estratégia de buscar renovação e simultânea manutenção da essência que o transformou em referência de jornalismo de alto nível, o Financial Times está apostando alto no crescimento de sua divisão B2B, que seu ocupa de relacionamentos com segmentos específicos.

Criado há 15 anos, o serviço FT Enterprise tem hoje quase 8.000 assinaturas corporativas em 120 países, que beneficiam grupos de pessoas em empresas, governos e instituições de ensino. Esses coletivos têm acesso total ao jornalismo do FT bem como a algumas ferramentas exclusivas de informação.

Por sua vez o serviço FT Professional que a publicação quer reforçar mira especialmente áreas que apresentam expansão robusta tais  como mídia e tecnologia; atividades jurídicas; serviços profissionais. Esses assinantes passaram a ter a possibilidade de compartilhar gratuitamente artigos do Financial Times com colegas e clientes, além de ter o aplicativo FT integrado ao Microsoft Teams. E ainda ganharam ferramentas que viabilizam recomendações personalizadas de conteúdo e destaques de pontos-chave dos textos publicados.

“É hora de articular claramente como somos diferentes e como agregamos valor aos assinantes para além da simples leitura de um jornal, ajudando-os a lidar com desafios e resultados de negócios específicos”, afirma Nick Fallon, diretor administrativo da FT Professional. “Na última década, vimos uma demanda crescente de assinantes que usam o FT para trabalhar ou estudar. Sabemos que os assinantes do FT Professional se sentem mais equipados para fazer bem o seu trabalho ou tomar decisões consistentes no local de trabalho. Os leitores que adotam novos recursos profissionais visitam o site www.ft.com três vezes mais e se envolvem com 50% mais conteúdo do que a média”, acrescenta o executivo.

O diretor de marketing do FT Professional, Roz Sedgwick, diz que sua divisão “constitui uma parte significativa do público da FT”. E acrescenta que um novo visual dos conteúdos ali colocados (uma paleta baseada na cor verde para contrastar com o tradicional rosa do jornal) permitirá comunicação mais clara com os leitores e uma conscientização acerca do valor da marca FT Professional.

O segundo semestre de 2023 terá ainda uma campanha de marketing para destacar o tamanho da aposta do Financial Times na divisão B2B e seu potencial de expansão em um mundo que passa por profundas transformações econômicas, tecnológicas, sociais e geopolíticas.

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