Eurobarômetro: 93% dos europeus defendem que empresas sigam princípios sociais e ambientais

Carla Saemi, diretora na Imagem Corporativa 12 de dezembro de 2025 2 minutos
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A pesquisa “Social economy in the life of Europeans” indica que 93% dos cidadãos da União Europeia apoiam a ideia de que empregadores adotem princípios da economia social, como priorizar objetivos sociais e ambientais, reinvestir lucros na missão da organização e operar com governança mais participativa

O Eurobarômetro é um levantamento de opinião pública conduzido pela Comissão Europeia. Nesta edição, a pesquisa ouviu 26.410 pessoas nos 27 países do bloco.

O que os europeus esperam das empresas?

Ao detalhar quais princípios deveriam ser adotados pelos empregadores, os entrevistados apontaram como mais importantes: reinvestir os lucros na missão da empresa (52%); atuar por um objetivo social ou ambiental (51%); e dar aos funcionários voz nas decisões corporativas (49%).

Para 75% dos entrevistados, a economia social é importante para o bem-estar da sociedade, e 61% dizem que ela influencia seu bem-estar pessoal. Os setores em que as organizações da economia social são vistas como fazendo maior diferença são saúde e assistência social (58%), educação e formação (44%) e cultura, esportes e lazer (42%)

Segundo o relatório, a economia social reúne pelo menos 4,3 milhões de entidades e emprega mais de 11,5 milhões de pessoas na Europa

Peso dos valores nas decisões de consumo

A pesquisa também mostra que critérios sociais e ambientais aparecem entre os fatores considerados relevantes na hora de comprar produtos e serviços. 81% dos entrevistados afirmam valorizar padrões sociais (como qualidade do emprego e segurança do trabalhador), 85% consideram importante a produção local e 79% citam padrões ambientais

Acesse à pesquisa completa aqui.

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