Dinamarca se tornará o primeiro país a encerrar o financiamento público de combustíveis fósseis no exterior

03 de novembro de 2021 1 minuto
Europeanway

O governo da Dinamarca anunciou sua nova política energética e ela reforça a estratégia do país de cortar o financiamento de fontes de energia “suja” e, com isso, passa a liderar a transição dos combustíveis fósseis para fontes verdes no mercado internacional. Isso, de acordo com as informações divulgadas, aproxima a Dinamarca de encerrar a produção de petróleo.

Apesar do avanço dessa nova política, ela estipula que algumas exceções – envolvendo principalmente o gás natural – em relação às atividades que podem continuar até 2025, no máximo. Essas exceções estão vinculadas a uma série de condições rigorosas, como não atrasar a transição para a energia sustentável.

Para maximizar a estratégia, o governo dinamarquês trabalhará para encorajar outros países a fazer o mesmo. O anúncio veio logo depois da Dinamarca comunicar sua estratégia para eliminar o petróleo e o gás do Mar do Norte até 2050.

O parlamento começou a processar uma proposta de lei que significa que a Dinamarca se tornará o maior produtor de petróleo e gás do mundo para finalizar uma data final para sua era de combustível fóssil.

Europeanway

Busca