Covid 19: na Suécia, ceia de Natal deve ser comprada antecipadamente e ser congelada

04 de dezembro de 2020 2 minutos
Europeanway

Não há dúvidas que este Natal será atípico por causa da pandemia. Mas enquanto os adultos ainda estão decidindo formas de reunir a família de maneira segura e as crianças temem que Papai Noel, do grupo de risco, não apareça, o governo da Suécia afirma que o momento é de se pensar já na ceia. Se muitas pessoas visitarem os supermercados ao mesmo tempo para comprar comida de Natal e pegar os pacotes, as lojas podem precisar limitar o número de pessoas que podem entrar ao mesmo tempo para reduzir a disseminação do coronavírus.

“Acredita-se que mais pessoas do que nunca farão pedidos de comida de Natal online, mas é importante chegar a tempo para pegá-los” disse Svante Werger, que é assessor da Agência Sueca de Contingências Civis durante a coletiva de imprensa conjunta de quinta-feira e que foi noticiada oea SVT, TV pública sueca.

A iniciativa do governo se junta à diversas entidades do comércio, que pedem o planejamento e compra antecipada de alimentos para evitar caos, aglomeração e riscos de contaminação da Covid-19 nas festas de fim de ano, momento de novo repique de casos em muitos países e às vésperas do possível início de vacinação contra a doença no país.

A agência sueca tem trabalhado em parceria com o setor comercial para tentar reduzir a propagação do vírus. E apesar do aumento das compras online, teme-se que muitos ainda vão visitar os supermercados para comprar o que é necessário para a mesa de Natal. ˜Muitos vão acabar indo fisicamente ao supermercado para comprar arenque, almôndegas e tudo o que pertence ao Natal”, diz Werger.

Ele lista alguns dos pontos que é importante ter em mente antes da ação do Natal. Fazer compras sozinho e não na companhia de familiares e amigos, planejar para que todas as compras sejam feitas ao mesmo tempo e em horários em que não haja muitas pessoas comprando. “Você deve comprar com antecedência, muitos de vocês podem comprar cedo e congelar˜, diz Svante Werger.

Europeanway

Busca