O novo relatório ‘COVID-19 City Safety Ranking Q2 / 2021’, mostra a capital da Dinarmarca, Copenhague, com um bom desempenho na resposta à pandemia COVID-19. No ranking produzido pelo Deep Knowledge Group, um consórcio de organizações comerciais e sem fins lucrativos ativas em GovTech, BioTech, Fintech e SpaceTech, colocou a capital do país nórdico na 15ª posição na classificação geral.
“A cidade resistiu à crise COVID-19 com uma taxa relativamente baixa de infecção e morte. Os fatores que contribuíram para o sucesso incluíram uma resposta rápida do governo, confiança e um alto nível de confiança no governo por parte dos cidadãos dinamarqueses ”, concluiu o relatório.
Um dos pontos de destaque para a cidade foi a capacidade de atendimento da população na área de saúde, com boa acessibilidade aos cuidados de saúde dinamarqueses e os serviços de saúde pública gratuitos de alta qualidade são uma base eficaz para conter a propagação da infecção.
Isso tudo, segundo o relatório, dentro de um contexto de resistência econômica da sociedade no enfrentamento da pandemia. Dois parâmetros, particularmente, colocam Copenhague em boa posição: Resiliência da Economia (8º) e Eficiência Governamental (2º). No entanto, a cidade ficou em 35º lugar em Gestão de Saúde, 28º em Eficiência de Quarentena e 19º em Taxa de Vacinação.
Recentemente a The Economist também destacou Copenhague em outro ranking, desta vez como a cidade mais segura do mundo em 2021 sob aspectos de meio ambiente e ciberespaço.
Veja o ranking dos 15 primeiros colocados:
Posição Cidade
1 Abu Dhabi
2 Singapura
3 Seoul
4 Tel Aviv
5 Dubai
6 Toronto
7 Sydney
8 Zurich
9 Dublin
10 Ottawa
11 Londres
12 Amsterdã
13 Berlin
14 Tóquio
15 Copenhague