Faça chuva, granizo ou neve, crianças pequenas tiram uma soneca ao ar livre mesmo no meio do inverno em toda a Escandinávia, onde pré-escolas ao ar livre ensinam às crianças o amor pela natureza.
“Usamos pedaços de madeira para mostrar a eles que você pode usar qualquer coisa que encontrar na natureza para fazer matemática”, disse a professora da pré-escola Lisa Byström.
Em uma cena que chocaria alguns pais em outros lugares, as crianças cortam gravetos com grandes facas.
“Quando chegam à escola, eles se sentam com um pedaço de papel e um lápis, mas aqui achamos que é mais divertido”, disse Byström.
Na Suécia e na Dinamarca, a escola é obrigatória a partir dos seis anos de idade. Mas antes disso a maioria das crianças frequentava creches ou pré-escolas, sendo que muitos pais optavam por creches ao ar livre onde as crianças brincam no mato e aprendem a apreciar a natureza.
“Hoje a tecnologia domina mais (as coisas), então acho que é preciso estar na natureza desde cedo para aprender a se comportar e respeitar a natureza”, disse Andreas Pegado, um dos educadores cuja filha também frequenta a pré-escola.
Todos os dias, os pequenos almoçam sentados em bancos de madeira à volta de uma fogueira – a não ser que uma forte chuva os obrigue a ficar dentro de casa.
Após a refeição, crianças de até dois anos se acomodam para tirar uma soneca, enfiadas em sacos de dormir sob um dossel – mesmo quando a temperatura cai abaixo de zero.
“Eles tomam muito ar fresco, (então) dormem mais, dormem melhor”, disse Johanna Karlsson, diretora da pré-escola Ur & Skur (“Faça chuva ou faça sol”), sem se incomodar com a temperatura de 5°C do dia.
Ônibus florestais
Na vizinha Dinamarca, muitas pré-escolas usam “ônibus florestais” para levar “crianças de asfalto” para áreas naturais.
Todos os dias, um grupo da pré-escola Stenurten – uma das 78 pré-escolas de Copenhague que oferecem excursões diárias como esta – deixa o bairro de Nørrebro, no centro da cidade, em uma viagem de ônibus de 30 minutos até a floresta.
Uma casinha de madeira oferece abrigo, se necessário, e um grande campo leva à floresta onde as crianças podem correr livremente.
Ao ar livre, os educadores podem variar suas abordagens pedagógicas e desenvolver a independência das crianças.’
Neve para todos
Todos estão vestidos com roupas de neve, crianças e adultos. Um popular ditado nórdico diz: “Não existe tempo ruim, apenas roupas ruins”.
Mas é realmente razoável ficar do lado de fora o dia todo, mesmo quando está -10°C?
Todos os educadores concordam: as crianças pequenas que passam os dias fora de casa têm mais autoconfiança e adoecem com menos frequência.
Na década de 1920, um médico islandês recomendou que os bebês dormissem ao ar livre para fortalecer seu sistema imunológico, uma prática agora comum nos países nórdicos e que a comunidade médica nunca contestou.
Um estudo publicado em 2018 no British Educational Research Journal sugeriu que as pré-escolas ao ar livre melhoram as habilidades de trabalho em equipe das crianças, incentivando as crianças a colaborar por meio de brincadeiras, entre outras coisas.
Ao ar livre “eles tentam soluções diferentes”, disse Øhrgaard, ajudando a limitar os conflitos.
“Se eles sobem um pouco alto demais em uma árvore, eles sabem que há adultos ali. Mas eles mesmos tentam um pouco mais. E eles crescem com a sensação de que ‘eu consigo’”, explicou ela.
“Isso lhes dá forças para tentar mais uma vez antes de pedir ajuda.”
Para os pais, os dias passados ao ar livre são um “presente”.
“Quando você mora na cidade, na capital Copenhague, não há realmente nenhuma natureza. É um grande presente para as crianças”, disse Line Folkhammar, mãe de Georg, de cinco anos.
E o bônus adicional para os pais? “Ele chega em casa cansado”, disse ela com uma risada.
As informações são traduzidas da Agência AFP (Artigo de Viken Kantarci da AFP em Solna e Camille Bas-Wohlert em Ballerup).