Com hits dançantes e feminismo engajado, a cantora sueca Tove Lo é uma das principais atrações do Popload Festival, que tem na programação artistas como Patti Smith, The Raconteurs e Hot Chip. O evento será realizado nesta sexta-feira (15/11) no Memorial da América Latina, em São Paulo. Depois, no domingo, ela fará show no New Sounds, no Rio de Janeiro.
Esta será a terceira passagem da sueca pelo Brasil. A primeira foi em 2015, quando ela se apresentou em um evento para convidados. Na segunda, em 2017, a artista fez shows na casa noturna Audio, em São Paulo, e no festival Lollapalooza. Neste novo retorno, Tove Lo levará ao palco também músicas de Sunshine Kitty, seu quarto álbum, lançado há pouco mais de um mês.
LEIA TAMBÉM:
– Um som no frio: Islândia vai pagar para músicos gravarem lá
– O sueco Max Martin, um dos maiores hitmakers da história, vai estrear em musicais
– Música e sustentabilidade: como o dinamarquês Roskilde Festival melhorou seus cuidados com o lixo
Aos 32 anos, completados no dia 29 de outubro, a cantora já foi chamada pela revista Rolling Stone de “o mais sombrio produto de exportação do pop sueco”. Suas músicas podem ser dançantes, mas têm também influência do grunge, a geração do rock que explodiu na primeira metade da década de 90 e que revelou bandas como Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains.
Tove Lo lançou suas primeiras músicas de forma independente até firmar contrato com a Warner Music. Em 2013, ela assinou com a Universal Music e lançou seu disco de estreia, Queen of the Clouds (2014), no qual estão sucessos como Talking Body, Moments e Habits (Stay High), que ficou em terceiro lugar no Top 100 da Billboard, a parada mais importante da indústria fonográfica americana. Somadas, as versões original e remixada (assista abaixo) da música têm mais de 1 bilhão de visualizações no canal da artista no Youtube.
Além de cantar, Tove Lo também compõe. A sueca é coautora de Love Me Like You Do, canção gravada por Ellie Goulding e que faz parte da trilha sonora do filme Cinquenta Tons de Cinza, e também do hit Homemade Dynamite, interpretado pela neozelandesa Lorde.
Feminista, Tove Lo tem falado sobre o tema em declarações públicas, em suas músicas e também ao mostrar os seios em várias de suas apresentações, atitude encarada como uma forma de defender direitos iguais para homens e mlheres. “Odeio quando alguém me fala que eu não posso fazer alguma coisa porque sou uma garota, então eu vou lá e faço em dobro. Para mim, é estranho se alguém diz que não é feminista. Como alguém pode não apoiar a igualdade? E eu acho que todo mundo que quiser deve poder mostrar seus seios”, disse ela ao canal MTV.
A programação do Popload Festival começa às 10h45 e vai se estender ao longo de toda a sexta-feira. A previsão é que o show de Tove Lo comece às 14h45. Os ingressos para o festival podem ser comprados no site da Ticketload.