Visit Sweden convida o mundo a conhecer os “originais”, locais que os nomes foram usados para designar produtos da IKEA

0
211
Nomes de cidades atribuídos a objetos ganham campanha de turismo na Suécia. (Foto: Linus Mimietz via Unsplash)

Já imaginou o nome da sua cidade ser escolhido para denominar uma mesa ou mesmo uma escova de banheiro? Bom, isso é o que ocorre com grande número de cidades da Suécia, onde os nomes de alguns de seus locais mais bonitos têm sido usados pela gigante IKEA para designar seus produtos. Agora, o país está tentando resgatar os nomes dessas cidades, que no mundo atualmente são mais conhecidas como mesas laterais ou outros utensílios domésticos.

Com senso de humor e ironia, uma campanha de marketing da Visit Sweden alerta os fãs da Escandinávia sobre a paisagem pitoresca em Bolmen, um lago tranquilo na região sul de Småland do país – com um nome que é mais famoso como uma escova de banheiro de plástico preto vendida no varejo por 75 centavos.

Outros itens na linha “Descubra os Originais” incluem Järvfjället – conhecido entre os compradores da Ikea em todo o mundo como uma cadeira de jogo, mas revelou ser uma montanha de 786 m no noroeste do país; Kallax, que é uma vila costeira perto de Luleå na Lapônia sueca e uma plataforma de armazenamento; e Ingatorp, uma mesa extensível geminada com a vila, onde você encontrará um dos edifícios de madeira mais antigos da Suécia.

Para o portal Indepent, Magnus Gunnarsson, presidente da Smålands Sjörike, disse sobre Bolmen: “Agradecemos que a IKEA tenha nomeado um produto para nosso belo lago e que Visit Sweden esteja chamando a atenção global para isso. Mas agora gostaríamos de mostrar ao mundo que o Bolmen é muito mais do que um item com o qual você limpa seu banheiro”.

Fundada em 1943, a IKEA é uma das maiores exportações da Suécia.

O fundador Ingvar Kamprad nomeou cada produto com base em uma palavra sueca específica, de nomes de lugares a flores e plantas.

Também existe um sistema de agrupamento: os móveis de exterior têm o nome de ilhas escandinavas, enquanto os tecidos e cortinas recebem nomes de mulheres suecas.

“Estamos orgulhosos da IKEA e, de certa forma, você pode dizer que eles nos ajudaram a tornar os lugares suecos mundialmente famosos por meio dos nomes que emprestaram para seus produtos”, disse Nils Persson, da Visit Sweden.

“Agora queremos, com carinho e brilho nos olhos, mostrar os originais por trás dos nomes dos produtos e convidar o mundo a descobrir toda a Suécia”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui