A partir do dia 8 de janeiro, a Åbo Akademi University, localizada em Turku, a terceira maior cidade da Finlândia, estará com inscrições abertas para um programa de mestrado que oferece bolsas integrais. As bolsas estão disponíveis nos oito cursos ministrados em inglês na universidade, entre os quais estão áreas como direito, educação e tecnologia da informação (a lista completa pode ser vista neste link). As inscrições vão até 22 de janeiro.
As bolsas oferecidas pela universidade cobrem 100% ou 50% das taxas do mestrado, que chegam a 12 mil euros por ano (ou o equivalente, hoje, a mais de R$ 54 mil). Inicialmente, a bolsa cobre só o primeiro ano dessas despesas – e os programas da Åbo Akademi têm dois anos. Mas, como informa o site Estudar Fora, a bolsa pode ser renovada para o segundo ano se o aluno mantiver um bom desempenho acadêmico.
– LEIA TAMBÉM:
– Governo da Dinamarca oferece bolsas de estudos para brasileiros
– Escandinavos estão entre os países mais atrativos para talentos
– Os cinco pilares da formação de professores que revolucionaram a educação na Finlândia
Para concorrer às bolsas, não é preciso apresentar uma candidatura à parte. No formulário de inscrição para o mestrado, o estudante pode marcar que pretende concorrer às oportunidades. Caso seja aceito, o candidato saberá da decisão da universidade sobre as bolsas quando receber a carta de admissão.
Para se candidatar ao mestrado, é necessário já ter concluído a graduação em uma área relacionada ao programa escolhido e verificar os requisitos específicos de cada programa. Em todos os casos, também e preciso comprovar proficiência em inglês.
Na lista de documentos exigidos para a inscrição estão diploma da graduação, tradução do diploma para inglês, histórico acadêmico do ensino superior, tradução do histórico para inglês, certificado de proficiência em inglês e cópia do passaporte. Com eles, o estudante deve se candidatar por meio do link correspondente ao curso desejado – os links estão nesta lista.
No formulário de inscrição, o candidato deverá preencher também algumas perguntas referentes à sua motivação para estudar naquela área e naquela universidade. As respostas serão usadas como critério de avaliação para a bolsa.