União Europeia fecha acordo sobre cortes no consumo de eletricidade

30 de setembro de 2022 2 minutos
Europeanway

Os ministros da Energia da União Europeia (UE) fecharam acordo nesta sexta-feira sobre as medidas para mitigar a alta de preços na eletricidade, que desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia aumentou significativamente. Os 27 estados membros concordaram em estabelecer uma “contribuição solidária” sobre os lucros excepcionais de empresas do setor energético e também sobre  cortes no consumo de eletricidade.

Segundo as informações divulgadas pela União Europeia, o regulamento, proposto este mês pela Comissão Europeia e que mereceu hoje o aval político dos 27 membros, prevê uma taxação de 33% dos lucros excessivos das empresas de combustíveis fósseis, a ser convertida numa “contribuição solidária” a distribuir pelos mais vulneráveis, um teto máximo para os lucros das empresas produtoras de eletricidade com baixos custos (renováveis), e planos de redução de consumo de eletricidade, de 10% de forma voluntária para a procura em geral), e obrigatório – 5% nos horários de maior consumo. 

Os países integrantes do bloco econômico ainda devem discutir formas para mitigar os preços elevados do gás. 

A definição foi um avanço para a construção de uma solução para os países à medida que o inverno se aproxima e a demanda por energia deve aumentar ainda mais. Isso tudo traz por consequência impacto nos preços e na escalada da inflação que vem sendo registrada na Europa.

Europeanway

Busca