Está mais perto de virar realidade o sonho de uma ligação submarina entre a Dinamarca e a Alemanha. Na última sexta-feira de 2018 (28/12), autoridades alemãs deram o aval para a construção de um túnel subaquático entre a ilha dinamarquesa de Lolland (foto) e a ilha de Fehmarn, do lado alemão. A estimativa é que o projeto vá custar US$ 8,1 bilhões.
O túnel, que ficará sob o estreito do Mar Báltico que separa os dois países, servirá tanto para a passagem de carros – serão quatro pistas – como para trens, que contarão com dois trilhos. Ele terá, ao todo, 18 quilômetros de extensão.
Hoje, a ilha de Fehmarn está ligada ao continente por estrada. Com o novo túnel, o tempo de viagem entre as cidades alemãs de Hamburgo, Bremen e Hannover para Copenhague, a capital dinamarquesa, e para Malmö, na Suécia, vai cair sensivelmente. Um deslocamento de trem entre Hamburgo e Copenhague, por exemplo, que hoje leva 5 horas, passará a ser feito em 3 horas e 15 minutos.
A Femern, empresa responsável pelo projeto, tem 14 dias para rever a aprovação do Ministério dos Transportes do estado alemão de Schleswig-Holstein antes da assinatura do contrato, segundo a agência Reuters. O projeto de engenharia da obra foi apresentado originalmente em 2013 e passou por duas consultas públicas (a aprovação dinamarquesa ocorreu em 2015, informa o site Engineering News-Record). A previsão inicial era que a obra estivesse pronta em 2024, mas protestos e a oposição de ativistas ambientais alemães adiaram a decisão.