O mercado de trabalho na Europa está passando por uma transformação acelerada, conforme indicado pelo último relatório do LinkedIn sobre as perspectivas para 2024. A concorrência por empregos na região dobrou nos últimos 12 meses, com a criação de novos cargos que sequer existiam duas décadas atrás.
De acordo com uma pesquisa abrangente realizada pela plataforma, os setores que mais se destacam em crescimento são a Inteligência Artificial (IA), a sustentabilidade e a cibersegurança. Essa tendência reflete a busca das empresas por lidar com as grandes tendências que afetam a economia atual.
A pesquisa, que analisou milhões de empregos iniciados entre janeiro de 2019 e julho de 2023, revelou que dois terços (67%) dos profissionais europeus estão considerando mudar de emprego este ano. Apesar disso, o mercado de trabalho enfrenta um aumento na concorrência, com a proporção de vagas para candidatos ativos diminuindo.
A busca por salários mais elevados é um dos principais motivadores para a mudança de emprego, citada por 37% dos profissionais europeus. Além disso, 19% expressam maior confiança em suas habilidades e buscam um papel mais adequado ao desenvolvimento de suas carreiras.
Quanto às profissões em ascensão, os cargos mais procurados incluem Gerente de Sustentabilidade, Engenheiro de Inteligência Artificial e Analista de Segurança Cibernética. Essas posições refletem a demanda crescente por habilidades e competências específicas nessas áreas em constante evolução.
No Reino Unido, os cinco cargos mais demandados são, em ordem: gestor de sustentabilidade, representante de desenvolvimento de vendas, analista de subscrição, diretor de receitas e terapeuta dentário. Essa lista evidencia a diversidade de setores que estão experimentando crescimento.
O relatório também destaca um desafio enfrentado pelos profissionais: a correspondência de habilidades com as funções disponíveis. Dada a velocidade das mudanças no mercado de trabalho, 55% dos gestores de contratação acreditam que suas empresas perdem candidatos qualificados devido à falta de qualificações tradicionais.
Josh Graff, diretor geral do LinkedIn para a Europa e América Latina, ressalta a importância da adaptabilidade para os líderes empresariais. Ele enfatiza que, com empregos que nem existiam há duas décadas, iniciativas de aprendizado e desenvolvimento, requalificação e atualização de competências tornam-se cruciais para atrair e reter talentos em um ambiente de trabalho em constante transformação.