Tradição cervejeira: Alemanha viu aumento nas vendas em 2022

27 de setembro de 2023 3 minutos
Europeanway

Famosa por sua cultura cervejeira, a Alemanha teve notável aumento nas vendas de cerveja desde o alívio das restrições relacionadas à pandemia de COVID-19.

Em 2022, foram comercializados 8,764 bilhões de litros, de acordo com informações do Escritório Federal de Estatística (Destatis) alemão, uma expansão de 2,7% em relação a 2021, que corresponde a 232,6 milhões de litros.

A venda ainda é mais baixa do que a registrada no Brasil, que consumiu um total de 15,4 bilhões de litros de cerveja no ano passado, com a retomada de grandes eventos e festividades tradicionais, além da realização da Copa do Mundo de Futebol, excepcionalmente ocorrida no verão, mostrando uma forte retomada após anos de impacto da pandemia.

Apesar dessa recuperação encorajadora, o consumo de cerveja na Alemanha ainda não retornou aos níveis pré-pandêmicos. Em 2019, o último ano antes do impacto da COVID-19, as vendas alcançaram a marca de 9,219 bilhões de litros, embora já estivessem em declínio na comparação com 2018.

Um aspecto notável desse crescimento no ano passado foi a demanda interna. As vendas de cerveja para consumo no país aumentaram 4% em relação a 2021, representando 82,5% do total da cerveja comercializada. No entanto, essas vendas ainda permanecem 5% abaixo dos números registrados em 2019.

Por outro lado, as vendas de cervejas isentas de impostos, incluindo aquelas destinadas à exportação e as “bebidas da casa” (Haustrunk), totalizaram 1,5 bilhão de litros no ano passado. Isso representou uma queda de 2,7% em comparação com 2021 e uma redução de 4,7% em relação a 2019.

Do volume total, 805,1 milhões de litros (um aumento de 7,8% em relação a 2021) foram destinados a países da União Europeia, 715,9 milhões de litros (uma diminuição de 12,4%) a países fora da UE e 11,3 milhões de litros (uma queda de 3,4%) para as “bebidas da casa”, destinadas aos funcionários das cervejarias.

Cresce também a venda da cerveja sem álcool

O volume de cerveja sem álcool produzida na Alemanha também quase duplicou nos últimos 10 anos, e chegou a 670 milhões de litros em 2022. Em uma pesquisa feita em 2022, o instituto Allensbach descobriu que a bebida sem álcool representava quase 7% do total das cervejas compradas.

O número de marcas que oferecem cerveja sem álcool dobrou desde 2010 e já são mais de 700, segundo a associação de cervejeiros.

Embora a Alemanha ainda esteja entre os maiores consumidores do mundo, com até 10 litros de álcool puro anualmente por habitante, o consumo diminuiu no país – especialmente entre os jovens.

Um estudo do Centro Federal de Educação em Saúde mostrou que, atualmente, 8,7% dos jovens de 12 a 17 anos consomem álcool pelo menos uma vez por semana. O mesmo índice era de 14% em 2011 e de 25% em 1979.

 

 

 

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