TikTok anuncia mudança no algoritmo para se adequar à Lei de Serviços Digitais da União Europeia

18 de agosto de 2023 2 minutos
Europeanway

A discussão sobre o equilíbrio entre a segurança de dados dos usuários e a liberdade de expressão ganhou um novo capítulo com o anúncio da desativação do algoritmo do TikTok na Europa.

Anunciada recentemente, a mudança é uma das medidas de adequação à Lei de Serviços Digitais da União Europeia, que chegou a banir o aplicativo de dispositivos oficiais por causa de preocupações com a segurança cibernética. Em vigor desde novembro de 2022, essa legislação busca criar um ambiente on-line mais seguro e equitativo para os cidadãos europeus. A plataforma chinesa conta, atualmente, com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo.

Entre as modificações anunciadas pelo TikTok em razão da nova lei está a possibilidade da desativação do algoritmo personalizado da rede social, medida que chega com exclusividade aos usuários daquele continente.

Com as novas regras, os perfis poderão escolher entre o feed algorítmico e o cronológico. Quando a visualização não personalizada for selecionada, feeds serão exibidos em ordem cronológica em vez de apresentar o conteúdo baseado em seus interesses pessoais. Outra mudança é que os jovens europeus com idade entre 13 e 17 anos não poderão receber anúncios personalizados com base nas suas atividades on-line.

A empresa terá até o dia 28 de agosto para implementar as mudanças.

Europeanway

Busca