De acordo com as estatísticas recentes do Eurostat, a Albânia continua a liderar em termos de proporção de carros antigos em comparação com outros países europeus.
Enquanto muitas nações europeias estão investindo em veículos mais sustentáveis, mais de 90% dos carros em circulação na Albânia têm mais de dez anos de uso, a maioria deles sendo importados de segunda mão da Europa Ocidental. Essa predominância de carros mais antigos contribui significativamente para a poluição nas cidades albanesas e para o aumento dos acidentes de trânsito.
Os dados do Eurostat revelam que 41% dos carros de passageiros na Albânia tinham mais de 20 anos, uma proporção significativamente maior do que em qualquer outro país europeu. Esta percentagem é mais de quatro vezes maior do que a da Alemanha, um país reconhecido por sua indústria automobilística robusta, onde apenas 8% dos carros estão na mesma faixa etária. Além disso, em muitos países da Europa Ocidental, como Bélgica, Dinamarca, Luxemburgo e Reino Unido, menos de 10% dos carros têm mais de duas décadas de uso.
Outros 51% dos carros de passageiros na Albânia têm entre 10 e 20 anos, o que significa que 92% dos veículos em circulação no país têm mais de uma década de uso, estabelecendo mais um recorde na Europa.
Essa tendência não é exclusiva da Albânia. Países vizinhos dos Bálcãs Ocidentais, como Bósnia e Herzegovina, também apresentam números significativos de carros com mais de 10 ou 20 anos. Por exemplo, na Bósnia e Herzegovina, 35% dos carros têm mais de 20 anos e 86% têm mais de 10 anos.
Dados específicos para a Macedônia do Norte indicam que, embora não haja informações sobre carros com mais de 20 anos, 88% dos veículos têm mais de uma década de uso. Por outro lado, Kosovo se destaca na região por ter uma proporção menor de carros com mais de 10 anos, com apenas 75%.
Na Itália e na Alemanha, a situação é semelhante, com 59% e 40,5% dos carros, respectivamente, tendo mais de uma década de uso.
Em relação à aquisição de novos veículos, a Albânia tem a menor proporção na Europa, com apenas 0,78% dos carros sendo novos, definidos como tendo menos de dois anos de uso. Kosovo, por outro lado, registra 2,63% de carros novos, enquanto a Alemanha lidera com 15,4%.
Os dados também apontam que a Albânia e Kosovo têm as maiores proporções de carros movidos a diesel na Europa, com aproximadamente 74% e 82%, respectivamente, em 2022. Dos mais de 639.000 veículos na Albânia, 471.000 são movidos a diesel, enquanto veículos de energia alternativa representam apenas 9,3%. O número de carros elétricos no país é inferior a 1.300.
Por outro lado, os países da Europa Ocidental têm uma maior prevalência de carros movidos a gasolina e estão cada vez mais adotando veículos de energia alternativa. Os Países Baixos, por exemplo, têm menos de 10% de carros movidos a diesel.
Em termos de densidade automotiva, a Albânia está entre os países com menos carros na Europa, registrando 226 carros por 1.000 habitantes.