Tarifaço de Trump reacende acordo Mercosul-UE e coloca European Day 2025 no centro do debate em Bruxelas

14 de abril de 2025 4 minutos
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Com o retorno do discurso protecionista nos Estados Unidos e o anúncio de um possível tarifaço de Trump sobre produtos estrangeiros, a União Europeia se vê diante de uma encruzilhada estratégica. Para preservar sua relevância econômica global, o bloco precisa acelerar parcerias com mercados emergentes — e o acordo de livre comércio com o Mercosul volta ao topo da agenda.

É neste contexto geopolítico em transformação que acontece o European Day 2025 – Edição Especial Bruxelas, no dia 15 de abril, com transmissão online exclusiva para convidados no Brasil. Tradicionalmente realizado em São Paulo, o evento promovido pela Imagem Corporativa será realizado este ano no coração político da União Europeia, em um momento considerado decisivo para os rumos da integração econômica entre América do Sul e Europa.

Com tarifas americanas no horizonte, cadeias produtivas globais em reconfiguração e pressões ambientais moldando os fluxos comerciais, a Europa busca se reposicionar. Para o Brasil e os demais países do Mercosul, trata-se de uma janela de oportunidade para ampliar acesso a mercados estratégicos, desde que preparados para enfrentar exigências regulatórias cada vez mais sofisticadas.

O European Day 2025 foi concebido justamente para antecipar os impactos dessas transformações e apoiar empresas brasileiras no planejamento de estratégias de inserção competitiva e sustentável. O evento reunirá lideranças públicas e privadas, especialistas e executivos de destaque dos dois blocos.

Entre os nomes confirmados estão:

  • Stefan Pinter – Head of Public Policy para a Europa, Oriente Médio e África da Suzano (Viena)
  • Aloysio Nunes – Ex-chanceler brasileiro e atual head de Assuntos Estratégicos da Apex Brasil Europa
  • Colombe Warrin – Projeto “Europa Verde”, Comissão Europeia (Bruxelas)
  • Leonardo C. Fleck – Head de Sustentabilidade do Santander Brasil (São Paulo)
  • Mariana Fleischhauer – Gerente dos escritórios da FGV-Europe (Colônia, Alemanha)
  • Oscar Guinea – Economista sênior do European Center of International Political Economy (ECIPE), Bilbao
  • Joris Bulteel – Fundador e sócio da Whyte Corporate Affairs (Bruxelas)
  • Stephan Wilken – Risk Management & Compliance Consultant for Emerging Markets (Frankfurt)
  • Olivier Joris – European and International Affairs, Fédération des Entreprises de Belgique (FEB), Bruxelas
  • John Bazill – Comissão Europeia | International Policy and Regional Affairs Latin America (Bruxelas)
  • Welber Barral – Especialista em comércio internacional, fundador e sócio da BMJ Relações Governamentais (Brasília)
  • Daniel Vallandro Tronco – Advogado especializado em agronegócio, sócio do escritório Felsberg (São Paulo)
  • Pavel Cardoso – Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) (São Paulo)
  • Lucas Ferraz – Diretor do Centro de Estudos de Negócios Globais da FGV; ex-secretário de Comércio Exterior (São Paulo)

A programação será dividida em quatro painéis temáticos:

  • Agronegócio
  • Indústria e Serviços
  • Meio Ambiente
  • Compras Governamentais

Esses setores estão entre os mais impactados pelas novas regras ambientais, exigências de rastreabilidade, competitividade industrial e políticas públicas de compra. Ao posicionar o evento em Bruxelas, o European Day oferece um espaço qualificado para debater cenários, influenciar decisões e fortalecer a presença brasileira no diálogo internacional.

Com palestras em inglês e tradução simultânea para o português, o evento será transmitido ao vivo para uma audiência brasileira formada por empresários, representantes setoriais, autoridades públicas e especialistas em relações internacionais.

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