A Suécia acaba de lançar o McHive, o "McDonald's das abelhas". A iniciativa faz parte de um projeto com o qual a rede de fast food pretende ajudar a combater a queda da população desses insetos, um problema que tem preocupado autoridades, ambientalistas e cientistas em todo o mundo.
Instalado sobre algumas lojas da rede no país, o McHive é uma colmeia com a fachada externa que reproduz a de um restaurante do McDonald's. A loja em miniatura tem os acrcos dourados, marca registrada da empresa, e até um "drive-thru". A ideia foi desenvolvida em parceria com a agência de publicidade Nord DDB.
LEIA TAMBÉM:
– Alga tóxica se alastra e dizima criadouros de salmões na Noruega
– Após incêndios de 2018, pequeno besouro é nova ameaça às florestas suecas
– Aquecimento global ameaça 90% das espécies de animais na Islândia
"Alguns dos restaurantes do McDonald's na Suécia já têm suas próprias colmeias nos telhados", explica a Nord DDB. “A iniciativa começou localmente, mas agora está crescendo. Mais franqueados em todo o país estão se unindo à causa.”
A iniciativa faz parte de um projeto mais amplo da empresa, que pretende substituir a grama do entorno dos restaurantes por flores e outra plantas, o que também deve ajudar a preservar as abelhas. Esses insetos são cruciais para o equilíbrio dos ecossistemas e para a preservação da flora, já que atuam como polinizadores naturais.
“Temos muitos franqueados realmente dedicados que contribuem para o nosso trabalho de sustentabilidade, e é bom podermos usar nosso tamanho para ampliar uma ideia tão boa como a das colmeias nos telhados", disse ao site Hypebeast Christoffer Rönnblad, diretor de marketing do McDonald's da Suécia.