A montadora sueca Volvo acaba de apresentar o XC40 Recharge, o primeiro carro elétrico produzido pela empresa. No lançamento, ocorrido nesta quarta-feira (16/10), ela deixou claro que seu futuro é elétrico. Até 2025, a companhia – comprada em 2010 pela chinesa Geely – pretende lançar um novo modelo elétrico por ano. Além disso, até lá, o plano é que 50% de suas vendas sejam de carros elétricos e 50% de híbridos.
O desenho de um futuro elétrico passa pela meta da montadora de reduzir em 40% as emissões de carbono geradas pela fabricação de seus veículos. Segundo Håkan Samuelsson, CEO da Volvo Car Group, a ideia é mudar a estrutura do negócio ao longo das próximas décadas. “Nós transformamos o conceito de segurança em parte da nossa marca. Precisamos fazer exatamente o mesmo com sustentabilidade”, disse Samuelsson, em comunicado.
LEIA TAMBÉM:
– Sueca Volvo chega a 1 milhão de veículos comerciais conectados
– Autônomo é pouco: sueca Scania apresenta caminhão sem cabine
– Líder em carros elétricos, Noruega agora vai fabricar seu próprio modelo
O XC40 recharge, um SUV, recebeu dois motores elétricos, um em cada eixo, capazes de gerar 408 cv de potência combinada e com autonomia para rodar até 400 km sem precisar de recarga. No interior, a nova plataforma de entretenimento, com sistema Android OS, foi desenvolvida em parceria com o Google.
Os donos dos carros poderão acessar no Google Maps informações como a estação de carregamento mais próxima, além de dados sobre trânsito e sugestões de rotas alternativas. Também será possível ligar o ar-condicionado e executar outras funções por meio do comando de voz com o Google Assistant.
Os consumidores brasileiros ainda terão que esperar um pouco para rodar com a novidade por aqui: o XC40 elétrico deve chegar ao país apenas em 2021. Até o momento, o preço para o mercado brasileiro não foi divulgado.