Sueca H&M oferece programa piloto de reciclagem de roupas a seus clientes

27 de outubro de 2020 2 minutos
Europeanway

Sabe aquela roupa jogada no seu armário que está sem uso, mas que ainda pode ser matéria-prima para uma nova peça? A indústria da moda está atenta a isso e um dos maiores players mundiais do segmento de vestuário, a sueca H&M, passou a oferecer em outubro deste ano aos seus clientes na Suécia o sistema “Looop” para reciclar as roupas. Esse é apenas mais um passo da gigante da moda no sentido de tornar seus processos de fabricação mais sustentáveis, conciliando inovações em materiais com ações para “inspirar os clientes a manter suas roupas em uso pelo maior tempo possível”.

Desde o dia 12 de outubro, os consumidores da H&M podem ver uma máquina do tamanho de um contêiner em uma das lojas da rede em Estocolmo. Lá, todos assistem ao Looop desmontando roupas velhas e as transformando em novas. As peças são limpas, desfiadas em fibras e o novos fios então processados para uma próxima confecção. Sem uso de água ou químicos, a proposta é adicionar o menor número possível de materiais durante a reciclagem dos tecidos. 

“Estamos constantemente explorando novas tecnologias e inovações para ajudar a transformar a indústria da moda, pois trabalhamos para reduzir a dependência de recursos virgens. Conseguir a adesão dos clientes é fundamental para alcançar uma mudança real e estamos muito animados para ver o que o Looop irá inspirar”, disse Pascal Brun, chefe de sustentabilidade da H&M.

Desde 2013, com seu programa global de coleta de roupas, a H&M vem apostando em ações para garantir a sustentabilidade na moda. Para repaginar suas roupas, os clientes afiliados ao programa da rede pagam 100 coroas suecas, ou cerca de R$ 65, enquanto não sócios desembolsam 150 coroas suecas — R$ 98. Esses recursos, segundo comunicado da empresa, serão destinados para projetos relacionados à pesquisa de materiais. 

“Em 2030, pretendemos que todos os nossos materiais sejam reciclados ou adquiridos de forma mais sustentável, um valor que em 2019 era de 57%”, explica o informe da H&M.

A sistema Looop foi desenvolvido Fundação H&M em parceria com o HKRITA (Instituto de Pesquisa Têxtil e Vestuário de Hong Kong) e a fiadora Novetex Textiles, sediada em Hong Kong. Mais informações sobre essa tecnologia: https://www2.hm.com/en_gb/life/culture/inside-h-m/meet-the-machine-turning-old-into-new.html

 

Europeanway

Busca