A quarentena está difícil? Você precisa ouvir os sons da Lapônia

10 de abril de 2020 3 minutos
Finlândia coronavírus quarentena

Vamos admitir: manter a disciplina e respeitar o isolamento social na pandemia não é fácil. Mas é preciso redobrar o esforço (que é uma iniciativa individual, mas também coletiva) e seguir em casa para ajudar a conter a disseminação do coronavírus. Se você precisa de ajuda para manter a serenidade na quarentena, a Finlândia oferece uma, que pode ser acessada agora mesmo, enquanto você lê este texto: são os sons da Lapônia. (Clique abaixo para assistir a um dos vídeos da série enquanto lê. Se puder, ouça usando fones de ouvido.)

O vídeo acima faz parte de um projeto de divulgação dos atrativos da região mais inóspita – e, para muita gente, também uma das mais bonitas – da Finlândia. Batizado de Sound of Lapland, ele traz uma coleção de sons da natureza da Lapônia – e nada mais. Localizada no extremo norte do país, a região – com área similar à do estado de Santa Catarina – ocupa quase um terço do território finlandês, mas abriga apenas 3% da população.

O Sound of Lapland foi uma criação conjunta da House of Lapland, empresa que atua na divulgação da região, e da Visit Finland, agência de promoção turística do país. Ele foi lançado em 2019 – antes, portanto, do surgimento do novo coronavírus. Mas seus efeitos terapêuticos parecem ter sido feitos sob medida para o ouvinte enfrentar a ansiedade surgida com a quarentena e as incertezas da pandemia.

A coleção tem sons como os do fluxo de riachos gelados, de pássaros da região, de renas andando entre pinheiros antigos ou do fogo crepitante em uma noite fria. O canal da House of Lapland no Youtube reúne clipes individuais de cada uma das gravações (o preferido do Scandinavian Way é o exibido acima, que traz o som de um remo deslizando pelas águas do rio Lemmenjoki). Para quem preferir, é possível ouvir todas as gravações em sequência no Scapes, álbum criado com os registros e que tem quase uma hora de duração. Também disponível no Youtube, o álbum está aqui.

Na divulgação do projeto, a House of Lapland citou estudos e deu voz a cientistas que atestam que apenas 15 minutos de caminhada na natureza já ajudam a reduzir os níveis de estresse. O coronavírus não permite que se visite a Lapônia agora, mas, até que você consiga programar uma viagem para lá, os sons da região podem te ajudar desde já a enfrentar a quarentena e os tempos difíceis da pandemia.

Para finalizar, o som de uma caminhada na floresta, com os pássaros ao fundo:

Europeanway

Busca