Um dos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19, o mercado da aviação na Europa nos trouxe uma boa notícia: o tráfego de passageiros já ultrapassou os números de 2019, ano anterior ao caos pandêmico. Pelo menos é o que se pode verificar nos aeroportos espanhóis, operados pela Aena que, em agosto de 2023, registraram mais tráfego do que antes da pandemia pelo oitavo mês consecutivo.
Os dados são da própria estatal espanhola que controla os aeroportos daquele país. Houve um aumento de 9,5% no tráfego de passageiros se considerarmos os meses de agosto de 2022 e 2023, chegando agora a 29,8 milhões de pessoas. Comparando com 2019, o aumento foi de 1,9%.
Um dos fatores que pode explicar os bons números do setor aéreo espanhol é o melhor desempenho do segmento das viagens de lazer, que se recuperou mais facilmente do baque da pandemia do que as viagens de negócios. Em tempo, a Espanha possui maior tráfego de passageiros em viagens de lazer do que transitando em função de negócios.
Mundo e resto da Europa: quase lá
Embora o movimento em aeroportos espanhóis esteja se normalizando – e aumentando – em relação aos níveis pré-pandêmicos, não se pode dizer o mesmo dos outros grandes hubs aéreos do continente.
Segundo a Airports Council International Europe, o tráfego de passageiros nos aeroportos europeus em julho, auge do verão, chegou a registrar alta nos números, mas ainda assim permanece cerca de 3% abaixo dos níveis de 2019.
Trata-se de um processo de alta que vem sendo registrado há meses em toda a Europa, embora os números mudem de maneira significativa entre cada país. Em abril, por exemplo, foi divulgado um aumento de mais de 20% no tráfego em toda a Europa entre 2022 e 2023, mas cerca de 3% menor do que no mesmo mês de 2019.
Em termos globais, os números espelham os da Europa. Segundo a International Air Transport Association, o tráfego em julho de 2023 corresponde a 95,6% do registrado em julho de 2019.