As premiações para atletas das seleções masculina e feminina de futebol serão rigorosamente as mesmas daqui para a frente – não no Brasil, mas na Finlândia. Ao anunciar a novidade na última quarta-feira (4/9), a Federação Finlandesa de Futebol disse esperar que sua medida inspire outros países a fazer o mesmo.
"Nós queremos ajudar a desenvolver uma sociedade mais responsável e igualitária", disse o presidente da entidade, Ari Lahti, segundo o jornal britânico Daily Mail. "Esperamos que nosso exemplo também inspire a mídia, patrocinadores e parceiros a investirem no futebol feminino."
LEIA TAMBÉM:
– Futebol: conheça Pia Sundhage, a sueca que comandará a seleção brasileira feminina
– O que faz a força das escandinavas no futebol? Mais que dinheiro, oportunidade
– Como um clube dinamarquês pode ajudar a desenvolver o futebol nos EUA
A Federação Finlandesa fez o anúncio em suas redes sociais com texto "Mesmos sonhos, mesmos objetivos, mesmo jogo, mesmo contrato. Temos o orgulho de anunciar que temos contratos iguais para as equipes nacionais de mulheres e homens". A mensagem foi acompanhado por um vídeo gravado por Nora Heroum, meio-campista que defende o Milan, da Itália (ver abaixo).
Same dreams, same goals, same game, same contract – Proud to announce that we have equal contracts for the women’s and men’s national teams???????? #OiSuomiOn @helmarit @huuhkajat #strongertogether https://t.co/rFqOl0LrwA
— Suomen Palloliitto (@Palloliitto) 4 de setembro de 2019
A seleção feminina assinou um contrato de quatro anos com a Federação Finlandesa que vai assegurar às atletas as mesmas premiações pagas aos homens em vitórias e empates. Com isso, a entidade reforça o pioneirismo escandinavo nessa frente: a Noruega foi o primeira país a fazer o acordo do gênero com suas atletas, firmado em outubro de 2017.
"Para muitas de nós, o contrato é importante não apenas do ponto de vista econômico, mas também para atestar de uma maneira tangível que as equipes principais [masculinas e femininas] são iguais", disse a capitã finlandesa Tinja-Riikka Korpela. A seleção feminina da Finlândia ocupa hoje a 31ª posição no ranking da FIFA. O time dos homens, por sua vez, é atualmente o 57 no ranking da entidade que comanda o futebol no mundo
(Foto: Daniela Porcelli / Getty Images)