A montadora sueca Scania acaba de colocar em fase de testes uma frota de caminhões elétricos equipados com células de hidrogênio, um combustível que tem uma enorme vantagem em relação aos derivados de petróleo, como gasolina e diesel: ele não gera poluentes. Os testes estão sendo feitos em parceria com a Asko, empresa atacadista de Trondheim, na Noruega.
Segundo a Scania, o projeto servirá de base para o desenvolvimento de novos produtos para seu portfólio e é também um passo adiante em sua meta de eletrificação de seus veículos. A fabricante sueca tem desenvolvido diferentes tipos de tecnologias de propulsão, em esforços que incluem sistemas híbridos e 100% elétricos.
LEIA TAMBÉM:
– Volvo terá 500 pontos de recarga de carros elétricos no Brasil
– Autônomo é pouco: sueca Scania apresenta caminhão sem cabine
– Líder em carros elétricos, Noruega agora vai fabricar seu próprio modelo
Nos veículos que estão em testes na Noruega, o motor elétrico é basicamente o mesmo do Scania Hybrid. A diferença é que no novo modelo o propulsor é alimentado por células que, por meio de um processo químico, transformam em eletricidade o hidrogênio que compõe a água. A energia gerada por esse processo é enviada ao motor e às baterias.
Uma das vantagens dessa tecnologia é seu enorme apelo ambiental: como não há combustão, pelo escapamento sai apenas água pura. Além disso, na comparação com os outros tipos de veículos elétricos, os que levam células de hidrogênio não precisam ser carregados na tomada por várias horas.
“O hidrogênio é uma opção interessante para o transporte eletrificado de longo curso”, disse, em comunicado, a chefe de vendas e marketing da Scania, Karin Rådström. Os caminhões que estão em testes na frota da Asko têm autonomia de 400km a 500km. Segundo a executiva, os primeiros testes mostram que a tecnologia também funciona bem em climas frios.