Scandinavian Day: nos negócios, a sustentabilidade está no DNA

Painel "Sustentabilidade e Inovação" é um dos quatro da programação do Scandinavian Day 2019, que será realizado em São Paulo nesta quarta-feira

04 de novembro de 2019 4 minutos
Europeanway

Da geração de energia ao turismo, da estratégia comercial de gigantes do varejo às pesquisas acadêmicas, a sustentabilidade é um tema inescapável do cotidiano de empresas, governos e cidadãos escandinavos. Essa característica tem sido reiterada por inúmeros comparativos internacionais. Em um deles comparativos, o “Good Country Index“, que avalia a contribuição de cada país para o bem da humanidade, a Noruega aparece em primeiro lugar no item que avalia as ações relacionadas ao clima e à natureza, o que ratifica o status do país como o mais “verde” do mundo.

SCANDINAVIAN DAY 2019 – DIA 6 DE NOVEMBRO
Clique para saber mais sobre o evento e se inscrever

Finlândia e Suécia aparecem, respectivamente, em sexto e sétimo lugares nessa mesma pesquisa, que baseada em informações de 153 países. Há outros estudos do gênero, que utilizam diferentes bases de dados, mas, invariavelmente, os escandinavos aparecem nas primeiras posições.

A cultura de sustentabilidade das empresas escandinavas tem inspirado o ambiente corporativo brasileiro por meio da operação de companhias dinamarquesas, finlandesas, islandesas, noirueguesas e suecas no país. Mas, para além da influência que já existe, será que é possível disseminar essa cultura ainda mais? E de que forma a sustentabilidade influencia a inovação – e vice-versa?

Esses são os temas propostos pelo painel “Sustentabilidade e Inovação”, um dos quatro que integram a programação do Scandinavian Day 2019. A segunda edição do evento, que será realizada em São Paulo nesta quarta-feira, dia 6 de novembro, tem como tema central “Valores e Negócios: A Experiência Escandinava” (clique aqui para conhecer a programação completa).

Conheça a seguir os participantes do painel:

CLAUSIUS NOBREGA
Diretor geral da Marel na América Latina

Executivo com passagens por empresas que estão entre as líderes globais em seus respectivos setores, Clausius Nobrega é formado em engenharia química pela Universidade Estadual de Campinas, com pós-graduação em administração pela INPG e MBA em finanças pela FGV. Unilever, FMC, Starbucks e Conagra estão entre as companhias em sua trajetória profissional, ao longo da qual ele atuou nos mercados dos Estados Unidos, Canadá e América Latina.

JONATHAN COLOMBO
Gerente de Relações Institucionais da Vestas

Jonathan Colombo tem mais de 18 anos de experiência nacional e internacional na gestão de stakeholders e de projetos dinâmicos em setores de rápida mudança, marcados pela inovação: energia renovável, tecnologia, bancos, agências governamentais e ONGs. Antes de sua chegada à Vestas, ele atuou na CCEE, ABRACE, IBM, Itaú, Banco Votorantim e Loto-Quebec. O gerente de Relações Institucionais da Vestas Wind Systems é mestre em Sustentabilidade pela HEC Montreal (Canadá) e graduado em Engenharia pela Universidade Mackenzie, com especialização em energia pela Poli-USP e MBA em Marketing pela ESPM.

JUHA LEPPÄNEN
CEO da Demos Helsinki

O cientista social Juha Leppänen é desde 2018 o CEO do Demos Helsinki, think tank finlandês que tem ajudado governos, empresas privadas e organizações não-governamentais a aliar inovação, sustentabilidade e inclusão em suas estratégias de futuro. Antes de atuar no Demos Helsinki, ele foi um dos fundadores da Scoopinion, uma premiada startup que criou um modelo refinado de curadoria de preferência de leitura de seus usuários. Ativo consultor de projetos de elaboração de políticas públicas e estratégias empresariais, Juha integra o conselho de administração de várias organizações.

SCANDINAVIAN DAY 2019 – CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E INSCREVA-SE

Europeanway

Busca