Samso: a ilha modelo da Dinamarca que produz mais energia verde do que consome

30 de junho de 2023 2 minutos
Europeanway

A Ilha de Samso, na Dinamarca, está localizada no coração do Mar Báltico e é conhecida como a “Ilha das Energias Renováveis” por ter se tornado 100% autossuficiente na geração de energia limpa. E o segredo para chegar lá está no envolvimento e no engajamento da comunidade no processo de transição energética, além de um bom dinheiro, é claro.

Tudo começou por conta de uma competição entre cidades lançada pelo Ministério do Meio Ambiente, em 1997 . De lá para cá, a energia elétrica consumida na ilha passou a ser produzida, em sua totalidade, por fontes renováveis, especialmente eólica, enquanto os sistemas de aquecimento passaram a ser alimentados por energia verde (biomassa e painéis solares).

Através do uso inteligente de fontes renováveis, como eólica e solar, Samso produz hoje 40% mais energia limpa do que consome, e exporta cerca de 80 mil megawatts-hora de eletricidade para outras regiões do país por ano, fazendo dela uma “ilha verde”.

A próxima meta de Samso é parar de consumir combustíveis fósseis até 2030, o que impactará, prioritariamente, seu sistema de balsas, responsável por ligar a ilha ao  continente, e que ainda utiliza gás natural em sua operação. O novo sistema deverá se tornar 100% elétrico.

Europeanway

Busca