Você sabe como é um tradicional Natal escandinavo? Lá, onde fica a terra do Papai Noel, o Natal é celebrado intensamente e o que não faltam são tradições. Em meio ao cenário de neves e renas, as comemorações começam em novembro. Mas o marco mais tradicional ocorre no primeiro domingo de dezembro, quando as velas são acesas nas janelas das casas e dos comércios para marcar a data.
A partir de então a vida muda nas famílias nórdicas. Os biscoitos natalinos decorados passam a encher os fornos e são compartilhados entre familiares e amigos. Eles também viram peças de decoração das árvores de Natal. Na região, uma das tradições é presentear com calendário do advento, o Julekalender, para a contagem regressiva para o Natal, que por lá é chamado de Jul.
Sendo a terra do Papai Noel, as casas e cidades se vestem de branco e vermelho. A cor forte ajuda a dissipar o sombrio do solstício de inverno, juntamente com as luzes que trazem vivacidade para um período que demarca a ausência do Sol forte e baixas temperaturas..
Com comemorações aconchegantes e menores, o Natal nos países escandinavos tem uma festa na véspera de Natal, o chamado Julebord (ou smörgåsbord de Natal), em geral apenas uma pequena festa com pratos quentes e frios, geralmente preparados com antecedência. Neste ano, devido à Covid-19 os governos de alguns desses países orientaram que as compras fossem antecipadas para evitar aglomerações em supermercados. Mas antes mesmo da pandemia, o preparo antecipado visava garantir tranquilidade aos anfitriões e convidados.
Com as comemorações reduzidas, parte dessas tradições está sendo adaptada e apostar em aves menores, como pato, podem ser uma boa pedida. Tudo levando em conta que as festinhas devem ser entre duas ou três pessoas. Além do pato, muitos peixes e carnes defumadas e produtos em conserva. Os bolos com especiarias e os pães natalinos também fazem parte do cardápio.
Há variações entre os países e entre as receitas de família, mas basicamente, as mesas são fartas e com receitas de pato assado com ameixas secas ou carne de porco, batata doce caramelizada, beterraba, geleias de cranberry e pêra. Presunto assado, salmão fresco salgado e o glögg, aperitivo à base de vinho quente, especiarias e frutas secas, uma espécie de quentão.
Para sobremesa, um tipo de arroz doce com pedaços de amêndoas. Tem também cookies de gengibre e sopa de frutas.
Confira neste link algumas das receitas da Finlândia, a terra do Papai Noel.