Saab já produz peças do caça sueco Gripen no Brasil

10 de julho de 2020 2 minutos
O caça Gripen em ação

O Brasil já começou, oficialmente, a participar da fabricação do caça Gripen. O cone de cauda e a fuselagem dianteira da versão monoposto (um assento) são as primeiras partes a saírem da Saab Aeronáutica Montagens (SAM). Localizada em São Bernardo do Campo (SP), a unidade é a primeira fábrica montada fora da Suécia pela Saab para a produção da aeronave.

As seções do Gripen produzidas pela SAM serão entregues para a montagem final na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) e em Linköping, na Suécia. O início da produção é mais um marco do projeto, que prevê tanto a produção dos caças para renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB) quanto a transferência de tecnologia.

Em 2014, o governo brasileiro assinou com a empresa sueca Saab um acordo de US$ 4,05 bilhões (em valores da época) que prevê a entrega de 36 caças Gripen. O avião fez seu voo inaugural em agosto do ano passado, e no mês seguinte ocorreu a entrega ao país do primeiro dos 36 aviões. O início da produção em solo brasileiro é parte da transferência de tecnologia prevista no acordo.

Novas etapas

“Essa fábrica é um motivo de grande orgulho para nós, brasileiros e suecos. Começamos do zero e agora alcançamos um grande marco”, disse, em comunicado, Marcelo Lima, diretor-geral da unidade. Em um segundo momento, a SAM também produzirá os freios aerodinâmicos, a fuselagem traseira, o caixão das asas e a fuselagem dianteira para a versão biposto (dois assentos) do Gripen.

Com um quadro de alta qualificação, a Saab Aeronáutica Montagens está com mais de 70 funcionários; metade deles já participou ou está participando do programa de transferência de tecnologia na Suécia, segundo a empresa. Parte dessa equipe concluiu o treinamento e voltou para iniciar a produção no Brasil.

Palavras-chave:

Europeanway

Busca