Além dos diversos títulos conquistados nos últimos anos na Espanha, na Europa e em competições mundiais, o Real Madri segue no topo da tabela também nas redes sociais.
Segundo o International Centre for Sports Studies (CIES), baseado na Suíça, o time de Madri possui 362 milhões de seguidores na soma de Twitter (agora rebatizado “X”), Instagram, Facebook e TikTok. À frente, portanto, do arquirrival Barcelona com 342 milhões de seguidores.
O inglês Manchester United completa o podium, com 209 milhões. O Paris Saint-Germain vem atrás com 187 milhões de seguidores.
O primeiro clube brasileiro da lista é o Flamengo com 47,8 milhões nas diferentes redes, aparecendo no ranking geral no 14º. lugar.
Mas jogadores famosos conseguem ter mais seguidores do que os clubes. Já em final de carreira e atuando agora em mercados secundários, Cristiano Ronaldo (Arábia Saudita) tem impressionantes 859 milhões de seguidores, algo como um em cada dez habitantes do planeta. Lionel Messi, agora no futebol americano, vem em segundo lugar com 582 milhões.
O Instagram é o principal canal para ambos os atletas: 587 milhões de seguidores no caso do jogador português e 469 milhões no caso do argentino.