Nesta segunda-feira (7/10), o rei Carl XVI Gustaf anunciou a remoção de cinco de seus sete netos da composição da Casa Real Sueca. As crianças, que têm idades entre 1 e 5 anos, permanecerão como membros da família real e manterão seus títulos de duques e duquesas, mas não terão mais obrigação de cumprir agendas oficiais.
A decisão, anunciada em comunicado distribuído pela Corte Real da Suécia, abrange os dois filhos do príncipe Carl Philip e os três da princesa Madeleine, que não fazem parte da linha sucessória direta do trono da monarquia sueca. A mudança não afeta a princesa Estelle, de 7 anos, e o príncipe Oscar, de 3 (foto acima), filhos da princesa Victoria – a filha mais velha de Carl XVI Gustaf e da rainha Sílvia – e do príncipe Daniel.
LEIA TAMBÉM:
– Islandesa de 28 anos é uma das ministras mais jovens do mundo
– Na Dinamarca, políticos e cidadãos debatem o futuro do país – cara a cara
– Como a eleição de um rei tornou-se o Dia Nacional da Suécia
O anúncio desta segunda foi pensado para que os netos que não estão na linha sucessória possam levar vidas “comuns”. Mas a decisão é também uma medida de austeridade: com a exclusão, os netos deixam de ter direito a receber o “appanage”, verba anual destinada aos membros da Casa Real.
Os príncipes Alexander (3 anos) e Gabriel (2), filhos de Carl Philip e da princesa Sofia, foram incluídos na mudança
Segundo Roger Lundgren, especialista em monarquia sueca, a decisão ocorre na esteira do debate público sobre o aumento no número de membros da realeza. “O Parlamento anunciou há alguns anos que haveria uma revisão de alguns aspectos relacionados à monarquia. Um dos pontos era o tamanho da família”, disse ele à BBC. Por ano, os membros da Casa Real recebem o equivalente a R$ 50 milhões em dinheiro dos contribuintes. Mais da metade desse valor é referente ao appanage.
Com os três filhos e sete netos do rei Carl XVI Gustaf e da rainha Sílvia, a família real sueca é a mais numerosa em mais de um século. A mudança não afeta a posição dos pais das crianças. A princesa Madeleine, o príncipe Carl Philip e sua esposa, a princesa Sofia, “continuarão seu trabalho nas fundações e organizações sem fins lucrativos que fundaram ou nas quais estão envolvidas”, informa o comunicado.
Leonore (5 anos), Nicolas (4) e Adrienne (1), filhos da princesa Madeleine, também vão deixar a Casa Real Sueca