Um levantamento realizado pela Fundação Mapfre em parceria com o Google Espanha revela que a população de faixa etária mais elevada no país tem contribuído cada vez mais para dar suporte econômico aos familiares mais jovens. De acordo com os dados, 63% dos idosos espanhóis apoiam financeiramente pessoas próximas a eles. Isso tem refletido diretamente na capacidade de poupança dessa faixa etária: em 2020, 56% dos idosos faziam economias e em 2022 esse percentual caiu para 43%.
Na Espanha, 3,6 milhões de trabalhadores têm mais de 55 anos e 300 mil destes ocupam cargos de gerência. Isso, segundo o estudo, justifica a razão pela qual a população dessa faixa etária no país europeus tem elevado poder de compra frente a outras gerações, como os millennials.
A pesquisa revela que esse comportamento de suporte econômico aos familiares vem contribuindo para a queda na capacidade de poupança dos idosos espanhóis. Em 2020 o percentual de economias era de 56%, em 2021 caiu para 48% e em 2022 chegou a 43%. Por outro lado, o percentual de auxílio a familiares chegou a 63%. Aumento significativo na comparação com 2021, quando apenas 43% dos entrevistados declararam dar suporte a pessoas próximas.
Para a pesquisa foram ouvidas 1.125 pessoas com mais de 55 anos na Espanha. Ela foi realizada em outubro, quando a inflação já havia elevado os preços. Neste contexto, mais da metade da população mais velha (55%) estava insegura quanto à sua situação econômica, percentual elevado entre os 55 e os 60 anos (64%).
Mais generosos e com menor capacidade de poupança, os entrevistados também são mais conectados digitalmente. Os dados mostram que essa é uma geração bem informada, que consome notícias online. O número dos mais ativos na Internet praticamente duplicou desde 2017, segundo dados fornecidos pelo Google Espanha, que confirmam que a pandemia foi um grande impulso para a sua digitalização.
Este grupo utiliza frequentemente a tecnologia, sobretudo, para ler a imprensa (43%), fazer consultas e operações bancárias (37%), ver conteúdos online em plataformas multimídia (36%), ouvir rádio (28%) e publicar conteúdos em alguma rede social (19%). Na verdade, os dados do Google concluem que pessoas com mais de 55 anos têm mais chances de encontrar pessoas atualizadas com as últimas notícias do que outras idades, especialmente quando se trata de notícias locais.
Outra tendência detectada pelo Google e que normalmente está associada às gerações mais jovens é a consciencialização para a sustentabilidade. As pessoas com mais de 55 anos na Espanha demonstram interesse por sustentabilidade, 59% disseram ser essa uma preocupação, um percentual superior ao de gerações.
Apenas um em cada 10 idosos espanhóis analisados (15%) gostaria de prolongar a sua carreira, mas até 30% estariam dispostos a mudar para um ambiente mais rural e isolado para continuar trabalhando, um número que está longe daqueles que estariam dispostos a reduzir o salário em troca da redução da carga horária (18%) e da abertura de um novo negócio (8%).
Pelo menos, a maioria dos idosos espanhóis continua a possuir sua casa atual (oito em cada 10) e 61% planejam morar no imóvel para sempre.