População centenária da Noruega cresce ano a ano

21 de junho de 2022 2 minutos
Europeanway

Hoje, há três vezes mais centenários vivendo na Noruega do que há 20 anos. Uma das justificativas para isso é que os noruegueses passaram a cuidar melhor da saúde.

“Mudamos a forma como fazemos as coisas na vida cotidiana”, destacou o diretor de saúde do país, Bjørn Guldvog.

De acordo com dados do Statistics Norway (SSB), existem atualmente 1.309 pessoas com 100 anos ou mais vivendo na Noruega. Em 2022 eram 452 pessoas nessa faixa etária.

Guldvog acredita que parte do motivo disso é que os noruegueses passaram a cuidar melhor da saúde. Ao mesmo tempo, o número de centenários no país está aumentando. Em 2012 eram 736 centenários, em 2017, passou para 945.

Para ele, fatores como alimentação, atividade física e a redução do tabagismo podem explicar parte dessa evolução .

Ao olhar para o gênero, são as mulheres que vivem mais. Dos centenários hoje, 1.080 são mulheres e 229 homens.

“Nós realmente não sabemos porquê essas diferenças existem. Mas vemos uma diferença na incidência da doença nos diferentes grupos. Tanto quando se trata de câncer quanto de doenças cardiovasculares, afeta mais os homens do que as mulheres em idade precoce”, acrescentou Guldvog.

Ainda assim, ele acredita que está principalmente relacionado ao estilo de vida.

“A genética desempenha um grande papel, mas também outros fatores: o que você come ao longo da vida, não fuma, é fisicamente ativo e consome álcool moderadamente. Se você for bom nessas coisas, provavelmente terá uma vida mais longa”, concluiu Guldvog.

Europeanway

Busca